Vender por e-mail marketing é uma das estratégias mais utilizadas por empresas dentro marketing digital. Sim, pode ser complicado utilizá-lo, são métricas, marcações como spam, tipos de e-mails, regras de boas práticas, entre tantos outros aspectos que tornam a ferramenta complexa e necessária de estudos.

Mas, você já se perguntou, realmente funciona? As vendas do seu negócio são impulsionadas pelo e-mail marketing? Consegue descobrir através das métricas os resultados que está obtendo?

Hoje, para se obter uma maior conversão de leads (contatos) em compradores, utiliza-se a estratégia de funil de vendas. O e-mail marketing é ferramenta decisiva neste processo, atuando desde o início (quando visitante se torna lead) até o momento da venda/pós-venda.

Acontece que existem diversos tipos de e-mail marketing e aprender como utilizá-los para vender mais e corretamente pode impactar e fazer toda a diferença no seu negócio. Aproveite, aprenda como vender por e-mail marketing:

Tipos de E-mail Marketing

Podemos dividir os tipos de e-mail em 4 categorias: informativos, comerciais, relacionamento e serviços. Conheça-os:

Informativos

  • Newsletter;
  • Releases;

Comercial

  • E-mails promocionais (descontos ou cupons);
  • Incentivos de vendas;
  • Campanhas;
  • E-mails transacionais;

Relacionamento

  • Convites;
  • Conteúdos;
  • Pesquisa de opinião;
  • Agradecimentos;
  • Lembretes;

Serviços

  • Confirmações de pedidos;
  • Informações de acompanhamento de pedido;
  • Respostas de SAC;

Como você pode perceber, diversos são os tipos, contudo, vamos tratar dos principais e mais utilizados, aqueles que realmente tem impacto no seu faturamento e lhe ajudam a vender por e-mail marketing.

Newsletter

Este é um dos conteúdos informativos de maior relevância para quem trabalha com e-mail marketing, justamente por ser adequado em todas as etapas do funil. Por trazer uma variedade de assuntos, desde posts introdutórios do blog até casos de sucesso.

Normalmente, os primeiros e-mails disparados no funil de marketing é justamente às newsletter, tendo como objetivo fundamental segmentar o público alvo. Pode ser enviado para toda a base de contatos ou para grupos seletos.

Por isso, a métrica mais importante da newsletter é o link que o lead clicou, através dele poderá ser enquadrado em um determinado grupo (segmentação) e trabalhado dentro de um funil específico e com maior potencial de conversão para os interesses de cada grupo.

Vender por E-mail Marketing

Basta visualizar o exemplo acima para perceber que existem informações distintas e com blocos diferentes, os quais podem ser clicados e direcionados para o conteúdo. Esta é uma excelente forma de segmentar o público e organizar o funil de vendas específico.

E-mails Comerciais ou Promocionais

Diferente do que o nome sugere, os vender por e-mail marketing com mensagens comerciais ou promocionais não diz respeito apenas a ofertas de produtos ou serviços, pelo contrário, trata-se de qualquer tentativa de promover algo.

Por exemplo, uma nova vaga de trabalho que precisa ser preenchida na empresa, pode ser alvo de um e-mail promocional, tratando sobre a oportunidade, requisitos e demais informações relevantes.

Claro, ofertas de produtos e e-mails para despertar o interesse dos potenciais clientes também são considerados e-mails promocionais.

Vale destacar e estudos já comprovam, e-mails com promoções/vendas de produtos ou serviços devem ser enviados em no máximo 12% do período de relação do funil, caso contrário, a tendência é ser marcado como usuário de spam e perderá as oportunidades de venda para o cliente.

Lembre-se, as pessoas estão expostas a milhares de informações e ofertas promocionais todos os dias, elas apenas se interessam por algo útil, caso você não envie conteúdo relevante e de qualidade, porque irão abrir seus e-mails promocionais?

Outro bom exemplo de campanha promocional são os materiais educativos ou famosa nutrição de leads. Um e-book de boa qualidade para conduzir o lead até a “solução do problema” é, sem sombra de dúvidas, um dos objetivos de campanhas promocionais.

Para que a sua campanha promocional tenha bons resultados é imprescindível estar com o público bem segmentado, por isso é interessante enviar para a sua base de contatos uma newsletter, dividindo em grupos de acordo com os interesses.

Quanto mais focado e entrelaçado o conteúdo promocional ao perfil do consumidor, maiores serão as chances de se obter uma boa taxa de abertura, cliques e conversões. Por isso você deve segmentar corretamente.

E-mails transacionais

Os e-mails transacionais são enviados durante o ato da transação e decorrem dela, por exemplo:

  • Agradecimentos pela compra;
  • Número de pedido e código de rastreio;
  • Sugestões de outros produtos complementares;
  • Contato para SAC ou serviço de atendimento online;

Estas mensagens transacionais podem ser facilmente automatizadas, inclusive no tocante aos produtos da loja por categoria/interesse. Isso pode aumentar as suas “vendas casadas” em percentuais incríveis, acima de 20%.

O ponto chave da importância do e-mail transacional é o fato de o lead estar esperando por ele, afinal, ele efetuou uma compra, já confia na loja e, acima de tudo, é de seu interesse o número do pedido, comprovante de compra e código de rastreamento (principalmente).

Ora, com isso, a taxa de abertura é quase 100% e, consequentemente, a sua chance de garantir que o lead irá ler o e-mail.

Um material complementar sobre o assunto como um conteúdo ou até mesmo e-book para despertar novos interesses pode ser acrescentado ao e-mail transacional. O que acha?

Vale destacar, o lead está esperando o e-mail transacional, caso não o receba, é provável que sua empresa seja elencada como de má qualidade na prestação de serviços.

Comece a pensar nos e-mails transacionais como boas opções de vendas secundárias.

Ciclo de Vida do E-mail Marketing

O e-mail marketing possui um ciclo e dependerá de dois fatores:

  • Objetivo;
  • Estágio do funil de vendas;

O e-mail marketing pode ter diversos objetivos, desde uma venda até a reativação de um cliente. Por isso, o primeiro passo é estabelecer o objetivo do seu e-mail. Dentre os objetivos mais frequentes estão:

  • Ensinar;
  • Vender;
  • Engajar;
  • Criar relacionamento;
  • Recuperar;
  • Upgrade;

Feito isso, você estabelecerá a “frequência” de envios e passará a considerar cada estágio do funil de vendas, conduzindo o lead até o momento da compra.

Estes dois fatores ditarão o ciclo do e-mail marketing e a sua automação, estabelecendo:

  • Quantidade de e-mails a serem enviados;
  • Períodos;
  • Conteúdos;
  • Metas;

Dica Infalível para vender por e-mail marketing ainda mais.

Está com dificuldades para aumentar as vendas por e-mail marketing? É provável que a sua falha esteja na segmentação. O grande segredo dos resultados das vendas é a segmentação dos seus leads.

Claro, em hipótese alguma compre lista de e-mails, as pessoas estão cansadas de receber spans, e-mails de desconhecidos.

Construa a sua própria lista de e-mails, conquistando leads (potenciais compradores), o ideal é você trabalhar sua captação com diversas lading pages. Ou seja, a captação deve ocorrer por interesses, onde você pode entregar algo de valor, chamado de recompensas digitais como um e-book, uma planilha, etc…

Vamos estabelecer de uma forma prática:

Um site de venda de produtos eletrônicos pode disponibilizar uma captação de visitantes (landing page) no segmento de produtos automotivos e outra para utensílios domésticos. Assim, conseguirá estabelecer grupos por interesses e aumentar a taxa de conversão.

Newsletter: Segmentação de lista de e-mails já existente

Para quem já possui uma lista de leads e precisa segmenta-los, a solução é a newsletter. Como já frisamos, através dos cliques nos links você terá como criar grupos segmentados a partir dos interesses dos cliques na newsletter.

Após esta segmentação, inicie um funil para cada grupo e, caso perceba que determinados leads não estejam engajando no novo funil, envie, novamente, uma newsletter. Pode acontecer de ter de segmentar em subgrupos.

Automação do E-mail Marketing

A automação diz respeito a “automatização”, ou seja, como você irá programar os envios, estabelecer funis para cada grupo, conteúdo, periodicidade e muito mais.

É impossível fazer, manualmente, o envio de todos os e-mails, mesmo que sua lista de leads seja pequena, algo entre 500 a 1000 contatos. É preciso estabelecer uma organização e claro, acompanhar as métricas.

Por isso, utilize de ferramentas de envio de e-mail marketing como o RD Station, Infusion, MailChimp, entre tantas outras disponíveis. Isso permitirá a automação do seu e-mail marketing.

Mas lembre-se, a automação não é apenas um processo de “automatização”, é preciso desenvolver o ciclo de envios adequadamente, caso contrário, gastará para enviar os e-mails e terá resultados imperceptíveis.

Para conseguir bons resultados você terá de ir “adequando” o seu ciclo. E como descobrir o que fazer? É neste momento que deve observar as métricas e a partir delas ir modificando a estrutura do seu funil para vender por e-mail marketing

Dentre as métricas mais importantes a serem utilizadas:

  • Taxa de entrega;
  • Taxa de abertura de e-mail;
  • Taxa de cliques;
  • URL’s dos cliques;
  • Marcações de spam;
  • Taxa de descadastros;

Agora que você já está por dentro da importância de vender por e-mail marketing em sua estratégia para vender mais utilizando a internet, o que acha de contar com a minha ajuda e de minha equipe? Solicite Agora uma consultoria gratuita, onde iremos lhe apresentar sugestões de melhorias e um plano de ação para vender mais e melhor.

 

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