A venda de serviços e produtos pela internet, conhecida pelo e-commerce se populariza cada vez mais nos últimos anos. Com a modernização tecnológica, o mercado virtual cresce vem ritmo acelerado, pois tornou-se uma das formas mais cômodas e seguras de fazer negócio. Desta forma, as vendas utilizando a internet crescem de forma exponencial!

Por meio das vendas utilizando a internet, as empresas são capazes de promover seus serviços e produtos, criar e expandir o relacionamento com clientes, otimizar os seus processos, aumentar sua produtividade e sua atuação para novos mercados.

Para sua empresa ter sucesso nas vendas utilizando a internet, seja de serviços ou produtos, você precisa conhecer os três pontos básicos: a comunicação, a cultura da internet e o marketing digital.

O empreendedor precisa se perguntar: Quais estratégias devo adotar para que meu site obter sucesso? Como implementar uma estrutura interna adequada para ter mais vendas utilizando a internet? Como cadastrar meu site ou blog nas ferramentas de buscas e otimizá-lo? Como divulgar meu negócio utilizando as ferramentas de divulgação: links patrocinados, e-mail marketing? Como tornar meu site ou blog mais seguro, organizado e confiável? Quais são os princípios que você não pode esquecer para venda pela internet?

Com o advento da internet, o comportamento do consumidor mudou muito. Hoje ele pesquisa produtos e serviços, analisa preços e qualidade, compara marcas, diagnostica problemas e até certo pondo planeja uma solução. É uma nova era as vendas! Mais focada no cliente e no seu comportamento, desejos, dores, anseios, etc.

Após responder essas perguntas e implementá-las, você vai conseguir obter resultados surpreendentes. Nesse artigo, vamos apresentar 5 princípios que você não pode esquecer para implementar no seu site ou blog para vender mais usando a internet para ter sucesso no empreendimento.

Conheça sua audiência

Conheça sua audiência e quem você pretende impactar para ter mais vendas utilizando a internet!

Os consumidores pesquisam, aprendem, analisam sua empresa, seus serviços, seus produtos. Mas, você pode também pode descobrir mais sobre o seu prospecto cliente. Antes de contatar o seu prospecto cliente, você precisa conhece-lo bem para tornar a comunicação mais personalizada, envolver o cliente para que ele te responda.

Além disso, conheça sua concorrência também. É importante saber em quais sites o seu potencial cliente também está pesquisando. É um recurso muito útil saber como seus competidores lidam com os clientes, apresentam seus serviços e produtos.

Estude o seu prospecto para montar um perfil, quais as redes sociais que eles frequentam, blogs e sites que visitam, o que compram, o que pesquisam, seus hábitos de consumo, leitura, etc.

vendas utilizando a internet

Descubra o real motivo que seu futuro cliente quer comprar de você e como usar isso para conseguir vendas utilizando a internet! 

Quando um visitante entra no seu blog ou site e preenche um formulário, você começa a entender melhor o seu possível cliente, que sites ele visita, o que pesquisa, o que deseja comprar e todas essas informações são úteis para você descobrir o real motivo que a pessoa deseja comprar de você.

Ofereça algum material gratuito para que você possa desenvolver um relacionamento com seu futuro cliente e discutir as verdadeiras necessidades dele e seus interesses.

Isso fará com que sua marca esteja muito mais próxima e alinhada as necessidades dos clientes. Além disso, se você seguir isso, saberá quem tem de fato interesse em seu produto ou serviço, podendo focar em um público com muito mais possibilidades de compra e conversão! Neste artigo, já te mostramos como avaliar se suas vendas online estão dando o máximo de retorno que elas podem dar!

Aproveite bem o tempo

Depois conhecer o cliente, oferecer algum tipo de material gratuito, é fundamental aproveitar o tempo para persuadir o cliente a comprar seu produto ou serviço. Aproveite, enquanto ele esteja no site e envie um e-mail marketing com mais detalhes sobre o que ele esteja procurando, ofereça descontos e formas de pagamento flexíveis.

Você pode pensar que é um pouco agressivo, mas é importante não dar tempo para o cliente procurar outros sites e blogs. Programe seu sistema de e-mail marketing para ele te notificar quando o futuro cliente abrir o seu e-mail.

E não deixe de aproveitar as redes sociais para estreitar a relação com o seu cliente. Assim que ele te informar o e-mail, procure-o nas redes sociais, adicione, compartilhe posts, isso vai ajudar a melhorar a sua taxa de conexão e conversão.

O ritmo de venda é fundamental nesta fase. Não irrite o cliente, mas também não o deixe esquecido. Aqui, a visão de um especialista é fundamental!

interesse pelo cliente

Tenha verdadeiro interesse pelo seu cliente

Você já conheceu seu prospecto, pesquisou, ofereceu material gratuito para iniciar um relacionamento. Agora, você precisa utilizar todas essas informações para mostrar seu verdadeiro interesse por ele.

Ao apresentar interesse genuíno e descobrir suas dores, desejos, anseios, necessidades, você faz com que o cliente fique mais à vontade com sua marca e esteja mais propício as suas perguntas e propostas.

Quanto mais informação você obter sobre as preocupações e prioridades do cliente, mais fácil será adequar sua oferta as necessidades do mesmo.

Seja especialista, um líder, uma verdadeira autoridade e você terá mais vendas utilizando a internet! 

Se o cliente te vê como um especialista, um líder, uma verdadeira autoridade no seu nicho de mercado, mais chances você terá de ele ouvir as suas recomendações e por consequência ele vai adquirir seus serviços e produtos.

É importante você se dedicar, estudar, publicar conteúdo de qualidade, útil, relevante que mostre que você realmente entende do assunto e que pode fazer diferença na vida do seu cliente.

Compartilhe conteúdo interessante em seu blog ou site, e nas principais redes sociais como LinkedIn e Facebook. Isso vai atrair cada vez mais novos clientes.

Uma outra maneira de conseguir mais seguidores em suas redes sociais é pedir a contribuição dos visitantes e clientes para os próximos artigos e posts. O que eles desejam ler, suas dúvidas, dicas, etc. Quanto você pede opinião das pessoas, as chances delas te ajudarem e depois compartilharem o seu conteúdo são maiores.

Não há uma quantidade específica de quantos artigos, você deve postar por dia. É importante, pelo menos um artigo ou post com conteúdo de qualidade e relevante dos assuntos mais solicitados dentro do seu nicho para te dar cada vez mais credibilidade.

Vender usando a internet como mola propulsora nem sempre é fácil, mas as possibilidades de escalar tais vendas são inúmeras. Por isso, não importa seu segmento, a internet pode sim te ajudar a vender muito mais!

Se você quiser saber mais sobre o processo de vendas através da internet, este e-book pode te ajudar bastante, pois ele trata de 5 passos práticos para potencializar este processo com as midias sociais! 

Equipe Nextt

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