Uma empresa que busca vender mais precisa saber que as pessoas têm dois bens imensuráveis e sem relação direta com o dinheiro: tempo e atenção. As empresas que conseguem fazer as pessoas doarem seu tempo de alguma forma para conhecer mais sobre os produtos e serviços ou que atrai a atenção destas, acaba tendo muito mais sucesso em vendas. Neste sentido, usar as redes sociais para vender pode ser um saída fantástica para que você possa conseguir tanto atenção, quanto o tempo das pessoas. Depois disso, os resultados virão.

Mas para isso, é preciso que tenhamos um planejamento adequado, com uma utilização coerente e inteligente das redes sociais. Desta forma, conseguiremos ter muito mais vendas e um alcance maior da empresa.

Porém, hoje praticamente todas as empresas estão querem usar as redes sociais para vender e isso, não garante mais vendas ou maior alcance da marca. Isso por que, como já mencionei, o tempo das pessoas e a sua atenção é um item cada vez mais difícil de ser conseguido e somente estar nas redes sociais, não garante nada disso.

Por isso, é muito importante um planejamento estratégico muito bem estruturado, para que seja possível alcançar mais vendas nas redes sociais e melhorar o posicionamento da sua empresa.

Mas para isso, você precisa que sua presença nas redes sociais seja baseada em técnicas e em um planejamento estratégico bem definido. Veja agora, um passo a passo para vender mais usando as redes sociais!

Veja como usar as redes sociais para vender neste passo a passo!

1. Crie as personas de seu negócio

vender rapidamente utilizando as redes sociais

As vezes pode parecer um pouco repetitivo falar das personas e de sua importância para a estratégia de vendas utilizando a internet, mas ela é a base para qualquer planejamento. Isso por que, sabendo como a persona se comporta, podemos melhorar e muito a qualidade do conteúdo compartilhado nas redes sociais.

Além disso, com uma delimitação da persona, conseguimos atacar com mais ênfase as dores e objeções de compra das personas, facilitando em muito o processo de compra. Mas para isso, precisamos que a persona não seja apenas parte de uma etapa que logo é esquecida, mas sim, uma base que é constantemente revisada e analisada.

Isso por que, no decorrer do processo de negócios, a persona pode mudar as características. Isso ocorre, principalmente com empresas que tem diferentes produtos. Quanto mais amplo for seu público alvo, mais importante é a delimitação da persona com dados específicos.

A persona é a base de seu negócio! Inclusive os produtos criados, deveriam ser pensados e planejados já com a delimitação da persona que será o alvo das vendas. Desta forma, teremos muito mais facilidade em vender!

2. Crie uma linha editorial

Cada tipo de negócio tem uma forma ideal para a criação de conteúdo e para o seu compartilhamento. É muito importante que você estabeleça uma linha editorial para seu negócio, para que você não tenha apenas postagens desconexas, sem contexto ou sequer aumentem o relacionamento.

Dentro do marketing digital temos uma piada que diz:

“Algumas empresas querem usar as redes sociais para vender, mas só compartilham fotos de gatinhos”.

Brincadeiras à parte, é muito importante que você tenha uma linha editorial de publicações e se mantenha firme nela. Isso não significa que você não deva usar estratégias como o humor ou postagens que saem um pouco de sua área de atuação direta. Mas isso pode ser feito apenas de maneira esporádica e precisa de um objetivo claro.

Este objetivo pode ser o aumento do engajamento ou melhora da relação com as pessoas que curtiram sua página. Mas fora isso, é muito importante criar uma linha editorial.

Lembre-se: A linha editorial não é o que a “empresa quer transpassar” e sim o que o lead qualificado (potencial cliente) precisa encontrar.

Mas afinal, como criar uma linha editorial? Vamos ajudá-lo:

1. Faça perguntas para descobrir o que o seu público alvo busca e, ao mesmo tempo, conecte ao seu serviço/produto. Por exemplo: Quais as dificuldades que meu público alvo tem que buscam o produto? Quais objeções levam a comprar? Que tipo de conteúdo ele busca?

A linha editorial deve trazer um norte para que a empresa siga e se mantenha conexa nos conteúdos. Por isso, criar uma pauta editorial também é importante.

2. Determine a linguagem do público alvo: Estude a forma de abordar o público alvo, expressões características, imagens com maior afinidade e emoções que costumam despertar seus interesses. Assim conseguirá prender a atenção e atraí-los para as publicações nas redes sociais.

3. Crie uma pauta editorial: A pauta editorial conterá os conteúdos a serem publicados, juntamente com um cronograma apurado. Estes conteúdos se referem tanto ao site, blog quanto redes sociais.

Nesta pauta editorial coloque as datas e quantidades de vezes que irá exibir os conteúdos nas redes sociais, inclusive anúncios.

3. Dissemine o Conteúdo do Blog

toques para vender rapidamente utilizando as redes sociais

Muitas pessoas desconhecem a importância de disseminar nas mídias o conteúdo de seus blogs ao usar as redes sociais para vender. Criam postagens específicas, pequenas e normalmente imagens, mas, todo o conteúdo do seu blog, fica restrito a ele.

Por isso, inicie o compartilhamento dos seus conteúdos do blog, afinal, são bem mais completos que uma imagem ou pequeno texto de rede social, concorda? Além disso, se foi publicado no seu blog, deve ser relevante!

Existem alguns plugins e até mesmo sites que permitem fazer este compartilhamento (blog > redes sociais) de forma automática, até mesmo gratuitos, podemos citar como exemplos:

  • Social Auto Poster – WordPress;
  • Dlvr.it – Site que se cadastra e faz a automação;
  • Etus
  • Contentools

Esses foram apenas alguns exemplos, mas existem diversas opções disponíveis no mercado online para integrar posts e redes sociais.

4. Trabalhe seu branding quando for usar as redes sociais para vender

Este é um ponto fundamental. Muitas empresas não tem uma identidade visual, não trabalham com o conceito de marca e usam apenas as redes sociais para publicidade gratuita, que tem um alcance praticamente nulo. As redes sociais têm um ponto fundamental e que precisa ser entendido e trabalhado: nelas, temos uma segmentação fantástica, o que permite atingir em cheio nosso público alvo.

Por isso, é muito importante criar uma estratégia de branding, que engloba não apenas os conteúdos em si, mas a identidade visual e a forma como os conteúdos são postados. Por exemplo, imagine que sua empresa tenha um canal no Youtube.

Além do conteúdo do vídeo, você pode trabalhar com a parte visual da edição, com postagens periódicas (sempre nos mesmos dias você terá um vídeo novo), além da interação com o público. Tudo isso irá fortalecer seu branding e tornar as vendas mais fáceis e naturais!

5. Trabalhe com etapas do funil de vendas

É preciso que o conteúdo utilizado seja trabalhado de maneira específica para gerar vendas. Iniciando com publicações mais amplas, que geram interesse, você consegue criar um grupo de interessados, que podem ser segmentados em uma lista. Redes sociais, como o Facebook, fornecem a opção de grupos, o que facilita o processo de vendas de maneira mais próxima.

Além disso, mesmo no Messenger, o bate-papo do Facebook, conseguimos criar grupos, para as partes finais do funil. As demais redes sociais também permitem uma série de possibilidades como estas. Por isso, é muito importante que o conteúdo e as estratégias estejam alinhadas a um conceito de funil de vendas!

 

O Funil de Vendas

O Funil de Vendas

 

O Funil de Vendas compreende 3 etapas:

  • Topo;
  • Meio;
  • Fundo;

Vamos estudar cada uma delas para que você consiga desenvolver as estratégias para cada etapa corretamente, lembrando, o consumidor terá a sua jornada de compra, iniciando no topo > meio > fundo.

Topo de Funil

É o momento em que o visitante ainda não “sabe que tem um problema”, tão pouco está em sua busca de solução. Aqui você precisa despertar o interesse e fazer com que deseje saber mais sobre o assunto.

Para esta etapa do funil os conteúdos devem abranger “pontos gerais” e interessantes. No caso de uma empresa de alarmes, podemos citar com exemplo um conteúdo ou imagens sobre a violência no país, dados e até mesmo relatos. Isso irá prender a atenção do potencial consumidor e ao mesmo tempo iniciará o processo de conhecimento de um problema (violência).

Meio do Funil 

Nesta etapa o potencial cliente está descobrindo o tema, começa a considerar ter um problema e soluções para resolver. Aqui você irá aprofundar o problema, causas e possíveis soluções.

No caso do exemplo acima, pode-se falar sobre os alarmes de segurança e a redução da taxa de violência, assaltos e até abordar de maneira mais emocional, como a segurança da família.

Nesta etapa, materiais mais completos como e-books e até mesmo a captação de informações por meio das redes sociais ou direcionamento para o site são boas opções.

Fundo de Funil

O potencial cliente sabe que possui um problema e já está considerando a solução, mas ainda tem dúvidas. Neste caso, é aquele momento em que o potencial cliente está avaliando:

  • Preços;
  • Marcas;
  • Suporte das empresas;
  • Instalação;
  • Comodidade;
  • Tempo para prestação do serviço;
  • Entre outros

Ou seja, ele já optou pela solução, está em dúvida de quem irá comprar.

As redes sociais podem ser formidáveis para esta etapa de funil, pois pode-se entrar em contato através das mensagens ou até mesmo criar um grupo.

Conteúdos com as melhores marcas de câmeras de vigilância (exemplo anterior), pode ser considerado fundo de funil, de preferência com aspectos mais técnicos para auxiliar o potencial consumidor a escolher seu produto.

6. Use a interação ao seu favor

Muito mais do que um espaço onde as pessoas interagem entre si, as redes sociais se tornaram um ponto onde as marcas podem interagir com seu público. Isso facilita demais as vendas, pois torna o atendimento mais rápido, efetivo e agrega muito valor a empresa.

Desta forma, para que você consiga usar as redes sociais para vender, é importante ter um relacionamento mais estreito com sua audiência. Para isso, responder comentários, mensagens diretas ou citações da página e criar grupos de discussões são pontos fundamentais. Além disso, estimular a audiência em interagir com a página em questão, também é um ponto que pode melhorar os resultados das vendas.

7. Saiba como oferecer seus produtos ou serviços

O modelo antigo de venda, onde você abordava alguém mostrando as vantagens de tal produto ou serviço, já não cabe mais na internet. Cada vez mais é importante a construção de um relacionamento e de uma identidade. Por isso, você pode sim usar as redes sociais para vender seus produtos ou serviços, mas de uma forma inteligente.

Depois de postar conteúdos relevantes e em determinados momento, após ter aquecido os leads, permite fazer a oferta de produtos e serviços. Sem uma preparação, isso se torna perda de tempo e de dinheiro, além de poder estragar a imagem da sua marca.

Estudos de social media comprovam que devemos oferecer produtos ou serviços em apenas 15% das postagens, para não estressar a audiência. O restante das postagens deve acontecer apenas para compartilhar conteúdo de valor.

8. Utilize as Redes Sociais como Sac 2.0

SAC

As redes sociais podem servir como ‘SAC’, famoso Serviço de Atendimento ao Cliente. Os consumidores já perceberam que é mais prático, rápido e eficiente deixar mensagens nas páginas sociais da marca, pois assim são atendidos rapidamente, seja em virtude da repercussão positiva/negativa ou pela maior facilidade de interação.

Utilizar esta “arma” a seu favor pode aumentar suas vendas significativamente, já que, no Brasil, a falha no Serviço de Atendimento ao Cliente é um dos fatores mais comuns na objeção de compra, sem contar que facilitá para você convencer o cliente a comprar seu produto.

Por isso se for mesmo usar as redes sociais para vender, crie uma página nas redes sociais, principalmente Facebook. Permita os comentários e mensagens na página, além de permitir mensagens interativas e instantâneas, como é o caso da conversa via Facebook.

Lembre-se sempre de responder o quanto antes seus usuários/visitantes, até mesmo para manter um padrão de qualidade de atendimento e tornar este um diferencial da sua empresa.

9. Gere tráfego através das Redes Sociais

As redes sociais permitem gerar tráfego para o site da sua empresa, o que pode converter visitantes em clientes. Perceba, as redes sociais podem auxiliar nas vendas, mas o site tende a ser bem mais conversivo. Por isso é preferível direcionar os potenciais clientes para o site ao invés de convertê-los através das redes sociais.

A forma mais atrativa de conseguir direcionar os potenciais clientes para o site é através de uma página de captura, ou seja, direcionar os visitantes da página para um conteúdo extremamente “rico”, de alto valor, assim, ao ser direcionado para o conteúdo, exigir o e-mail e iniciar o funil de vendas com e-mail marketing, juntamente com o direcionamento ao site.

10. Invista em anúncios

Muitos empreendedores não entendem a importância usar as redes sociais para vender através de anúncios. Talvez, os anúncios em redes sociais sejam um dos mais baratos existentes, pois você pagará pelo clique e, mesmo assim, pode segmentar por interesses, localidades, idade e muito mais.

A taxa de conversão é alta e o preço por clique é quase irrisório. Por exemplo, R$ 20 reais de orçamento diário, pode lhe render uma visibilidade para milhares de pessoas. Algum outdoor lhe trará esta vantagem?

Então, comece a pensar nos anúncios pagos como verdadeiros aliados do seu negócio!

Perceba que usar as redes sociais para vender é uma tarefa complexa e que precisa de uma visão estratégica que vai além de postar arte bonitinha.


Quer utilizar de forma correta as redes sociais para vender mais? Solicite Agora uma consultoria gratuita >> Clique Aqui , onde iremos lhe apresentar sugestões estratégicas  e um plano de ação para vender mais e melhor utilizando as redes sociais, combinado?

Equipe Nextt

Somos um time dedicado a levar você para o próximo nível, o passo seguinte, um degrau acima, ao infinito e além. Somos Nextt

Compartilhe