Uma landing page, ou também conhecidas como página de captura, é uma ferramenta cada vez mais importante dentro de uma estratégia de marketing digital e de vendas online. Quanto mais visitantes forem convertidos em leads, maior será o campo de atuação e o alcance da marca, com maior potencial de vendas. Entender o que faz com que tenhamos landing pages que convertem mais do que outras, é o ponto fundamental para este processo.

A conversão, seja em termos de vendas ou mesmo de visitantes em leads, é um assunto cada vez mais estudado, pois vem se mostrando muito mais fácil conseguir estruturar uma otimização das conversões, do que conseguir mais visitantes qualificados. Tanto é que hoje temos até uma área de conhecimento específica para isso, a CRO.

Mas voltando a falar das landing pages que convertem de fato, é preciso entender que temos todo um contexto envolvido e que não será apenas uma ou outra medida que irão jogar as suas taxas de conversão lá nas alturas. São medidas, que aplicadas no momento e no cenário certo, ajudam e muito a aumentar as conversões.

Mas para que você não fique confuso e não ache que este é um conteúdo evasivo, vou te mostrar os 5 segredos das landing pages que convertem!

Não te contaram, mas eu te mostro os 5 segredos das landing pages que convertem muito mais!

Elas passam uma mensagem clara e objetiva!

Se você já tem uma landing page no ar, pare e observe-a. se você não tem, veja uma das milhares que temos na internet. Qual a mensagem ela está passando? Tente ler a sua simbologia, sem ler os textos. Sem precisar de elementos gráficos, o que a disposição de cada item quer dizer? As landing pages que convertem mais são aquelas que tem uma mensagem clara e objetiva. E não estou falando apenas da mensagem escrita ou falada.

Grande parte de nossa comunicação não acontece de maneira verbal. Então, entender os símbolos envolvidos, a mensagem não-verbal que sua landing page está enviando, é o primeiro passo para entender suas taxas de conversão. As pessoas geralmente tem sua primeira impressão de algo em média antes dos 8 segundos. Neste tempo, não dá para ler muito ou ver um vídeo. Por isso, preocupe-se com toda a mensagem não-escrita e não-verbal que sua landing page está enviando. Desta forma, você conseguirá enxergar, com os olhos do usuário, se sua página é adequada ou não.

tráfego qualificado

A landing page que mais converte, recebe tráfego qualificado!

Imagine o seguinte cenário. Você é um apaixonado por motos, consome muito conteúdo sobre o tema e sabe muito sobre todo este universo. Se você entrar em uma landing page sobre o assunto, com conteúdo claro e específico, mensagem bem montada, qual a chance de você deixar seu e-mail em troca de mais conteúdo? Praticamente 100%. Agora, imagine uma pessoa que nunca andou de moto, não sabe nem diferenciar os modelos mais básicos, será que ela terá interesse em sua landing page? Lógico que não!

Um dos maiores erros de quem monta uma landing page é justamente esse, o de não se preocupar com a qualidade do tráfego que ela irá receber. Se as pessoas que ali entram, não forem alinhadas a persona que você estabeleceu, sua conversão será ridícula. Agora, se você obtiver um tráfego qualificado, com pessoas que de fato tem o perfil que você procura, sua conversão será estratosférica!

Por isso, preocupe-se com o tráfego que você “joga” em sua landing page. As landing pages que convertem mais são as que recebem os melhores visitantes! Levar isso em conta, te faz ter muito mais lucratividade e produtividade!

Mostre com clareza o que você oferece:

Você gosta de ser enganado? Creio que não. Mas você sabia que muitas vezes nos sentimos enganados não por terem mentido para nós, mas sim por causa de uma mensagem pouco clara?

Sua landing page é a porta de entrada do visitante para que ele se torne um lead, para que tenha um relacionamento mais estreito. Por isso, mostre com clareza e objetividade o que você está oferecendo e o que o lead pode esperar. Se ele entrar em sua lista com um pensamento errado, ele não converte! Por isso, pense em toda a estrutura de sua landing page para que ela tenha clareza na mensagem, para que os benefícios sejam explícitos e para que o visitante saiba o que pode esperar de você ao virar lead. Além de uma melhor conversão em leads, desta forma você aprimora o processo de vendas online.

Dê ao lead, uma recompensa de alto valor!

Este é um ponto fundamental. De forma geral, a landing page oferece uma recompensa para que o visitante forneça seu e-mail ou telefone. Esta recompensa precisa ser de alto valor, para que motive o visitante a deixar seu contato. Uma prática muito comum é a utilização de e-books, planilhas, vídeos ou demonstrações de software. Estas são as chamadas recompensas digitais. Uma landing page com uma recompensa fraca, tem taxas de conversão muito menores do que aquelas que oferecem algo de valor. Por isso, na construção de uma landing page, você precisa pensar muito bem na recompensa que dará, se ela de fato resolve um problema e se é o que os visitantes procuram.

Foque no todo:

Um dos maiores problemas que temos hoje em todo o universo da internet é a hiper-especialização de alguns segmentos. Muitas pessoas focam apenas na construção de uma landing page, mas não levam o todo em questão. É muito importante pensar no contexto e não apenas em uma página.

Até existem algumas técnicas que melhoram as taxas de conversão das landing pages, mas se não houver um contexto favorável, o lead logo desiste. Por isso, leve em consideração tudo o que foi dito aqui, considerando ainda o produto, a logística, o relacionamento, a experiência do usuário e tudo mais que estiver envolvido. Desta forma, você terá não apenas landing pages que convertem mais, mas sim, um ecossistema adequado para vender mais pela internet!

O grande segredo das landing pages que convertem mais é que elas não têm segredo algum! A criação de um contexto, que envolve a experiência do usuário, o relacionamento e a qualidade de seu produto ou serviço é que fazem com que a conversão aumente ou não. Quando o cliente passa a ser o foco de sua atenção e é para satisfazê-lo que você se dedica, as coisas acontecem de forma muito mais fácil!

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