Este artigo mostra tudo que você precisa saber sobre planejamento em vendas online, de início pode parecer complicado falar de algo complexo como “planejamento” em apenas um artigo, mas este aqui, deve ser o seu ponto de partida.

vendas online

Entendendo o conceito

O grande Michael Porter disse certa vez: “Uma empresa sem planejamento corre o risco de se transformar uma folha seca, que se move ao capricho dos ventos da concorrência”. Realmente, o planejamento estratégico em vendas contém táticas que, se a organização souber usar de forma inteligente estará em vantagem competitiva.

planejamento em vendas online

Com as vendas online não é diferente.  A essência deve ser a mesma. Preparamos este post na intenção de desmistificar o planejamento de vendas online e saber como vender mais, para que você eleve os resultados de sua empresa!

O Planejamento Estratégico se trata de uma forma de identificar objetivos em longo prazo, permitindo aos responsáveis estabelecerem a direção a serem seguida pela empresa, através de um processo contínuo em que são definidas e revistas, missão, e a visão de futuro. Além de projetos e objetivos. Enfim, é uma meta documentada, uma organização que visa conduzir a organização à mudança desejada.

Antigamente, só os vendedores tinham o hábito de desenvolver o Planejamento Estratégico de Vendas. Entretanto, hoje em dia, outras áreas já entendem o poder dessa tática e procuram pô-la em prática para ter como vender mais.

planejamento em vendas online

Na verdade, o planejamento em vendas online deve envolver toda a organização, seja nas vendas online, ou em qualquer parte, pois não se pode motivar e coordenar pessoas até que todos saibam exatamente o que deve ser alcançado. Para que todos assegurem suas metas, é preciso que conheçam as estratégias gerais da organização e de seus departamentos.

Como vender mais com um planejamento em vendas online

Quanto ao universo do marketing digital, isso englobando sites, portais, blogs, lojas virtuais etc., o conceito é o mesmo. De fato, não existe um padrão, uma fórmula pronta de como o planejamento deve ser praticado, pois isso flui de acordo com a visão do líder, do conhecimento dos membros da equipe, do perfil de público-alvo, enfim, cada caso exige um plano diferente para se saber como vender mais.  Mas é certo que alguns fatores são universais. Alguns deles são:

  • Serviços e produtos a serem oferecidos – O que você tem para vender;
  • Criação de buyer personas – Pesquisa, análise e simulação de clientes em potencial;
  • Funil de vendas – As etapas que o cliente passará até a compra;
  • Canais a serem usados – Site, blog, redes sociais, e-mail etc.;
  • Estratégias que serão usadas para vender – e-mail marketing, inbound/marketing de conteúdo, links patrocinados, SEO;
  • Conversão/ROI – Tudo o que pode e deve ser medido e analisado.

Mas para que fique tudo mais claro, dividiremos o processo de planejamento em vendas online em algumas etapas:

Análise

Antes de dar início ao seu planejamento em vendas online, visando descobrir como vender mais, analise os seguintes 7 pontos:

  1. Número de vendas já realizadas – quem foram seus clientes, o que e por onde compraram, e qual foi o valor médio de cada venda;
  2. Taxas de ganho – Analise qual foi a maior taxa de vendas realizadas em seu negócio digital;
  3. Clientes conquistados – Quais os clientes que já estão em sua lista, que apresentam grande potencial de vendas?;
  4. Produtos – Quais produtos ou serviços que você pretende vender? Há novos produtos? Algum deles sofreu reajuste de preços?;
  5. Pipeline – Quais clientes não fecharam, mas que você pretende fazer com que fechem;
  6. Oportunidades – Quais os “ganchos” de vendas? Os momentos oportunos para vender mais? Os feriados irão ajudar?;
  7. Plano de vendas – Qual é a meta de vendas para o próximo período, para o mês, trimestre ou semestre?

analise de resultados

Definição de metas de como vender mais

A partir daí você precisa estabelecer suas metas. Alguns pontos que você pode considerar: Quantas vendas você precisa fazer para bater sua cota de receita?

Pense em como você pretende chegar aos objetivos. Além dos esforços aplicados, da geração de leads e das respostas dadas aos clientes, você tem todas as estratégias de crescimento específicas para o seu nicho?

Táticas

Vamos falar um pouco de táticas, pois é imprescindível que você elabore um plano tático para converter os visitantes em leads e os leads em clientes. Meça o custo de cada parte do processo.

Plano de ação de como vender mais

O último passo é baseado na criação de um calendário tático, o mais detalhado possível, com datas para as estratégias ser executadas. Utilize bem seu tempo na hora de colocar as coisas em prática. Pré-estabeleça métricas e meça o desempenho do que você fizer.

Mensure seus passos e esteja pronto para ajustar o seu plano e saber como vender mais

Agora que você já sabe o que um planejamento em vendas online precisa ter, comece a ver e rever os dados de vendas que seu negócio já realizou e comece a pensar de forma estratégica nas oportunidades você deseja aproveitar para garantir seus resultados.

Esse é o primeiro passo para saber aonde chegar e a melhor forma de entender como aumentar suas vendas e conquistar novos clientes. A última dica é: se, no meio do caminho, as coisas começarem a dar errado, mude o plano, refaça ideias e continue perseguindo suas metas. Mas, sobretudo, não desista de suas vendas online!

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