Hoje, um negócio não se baseia só na qualidade de seus produtos ou serviços, técnicas de venda, estratégias de marketing ou posicionamento corporativo: é preciso que uma empresa seja geradora de conteúdo e faça parte da vida de seus consumidores ou potenciais clientes.Uma das grandes estratégias que está sendo utilizada hoje por várias empresas, independentemente de seu porte, é a criação de um blog corporativo.
Mas o que envolvem? Como funcionam? Quanto custam? E são realmente favoráveis para o meu negócio? Essas são apenas algumas das perguntas que você deve estar fazendo. Neste artigo, vou tentar respondê-las para você e traçar algumas linhas de como você pode utilizar um blog para alavancar o seu negócio!
O que envolve um blog corporativo?
Um blog corporativo trabalha com inúmeras temáticas, em textos segmentados, que, ou apresentam o produto ou serviço da empresa, além de dar dicas sobre os benefícios pela contratação/uso dos serviços ou produtos, discutem as matérias-primas utilizadas (se for o caso) e também tratam de assuntos gerais dentro desse universo pré-estabelecido.
Vamos supor que você tenha uma empresa de cosméticos: o blog da sua empresa pode trazer posts apresentando os produtos, as matérias-primas e ativos utilizados no desenvolvimento do seu produto, como usar os produtos da empresa e também outras dicas envolvendo esse segmento dos cosméticos.
Como um blog corporativo funciona?
Um blog corporativo funciona como qualquer outro, com a postagem de conteúdo dentro de uma plataforma como o WordPress. O grande diferencial é que precisa estar intimamente ligado com as ações de marketing e comunicação da sua empresa.
Vamos voltar ao exemplo da empresa de cosméticos: você está fazendo o lançamento de um produto que ajuda a remover manchas da pele. Aproveitando esse momento, os setores de comunicação e marketing sentam e discutem pautas que podem dar uma grande visibilidade para esse novo produto.
A ação só vai dar certo com um uso aprimorado do SEO, que é uma ferramenta que ajuda no monitoramento de posts dentro dos mecanismos de busca. Um SEO bem trabalhado gera muito mais tráfego, tornando o blog uma ferramenta aliada aos anúncios realizados fora do meio online, ou seja, pelas mídias mais tradicionais.
Um blog baseado na empresa e que alcance sucesso, só funciona com um trabalho pensado e unificado entre diversos setores que fazem parte do empreendimento. Veja aqui a nova ferramenta gratuita do Google que ajuda você a aperfeiçoar o seu negócio.
Quanto custa um blog corporativo?
Se eu disser que não custa nada, vou estar mentindo. Os custos dele envolvem horas de trabalho e monitoramento de SEO. No entanto, comparado com os gastos realizados com anúncios publicitários e marketing, os custos são bem menores e mais favoráveis a uma empresa.
Se a empresa de cosméticos que exemplificamos, gastar 1/3 da verba destinada à publicidade em um blog corporativo de qualidade e um serviço de SEO, as chances de impacto e de crescimento das vendas são bem maiores do que simplesmente usar esse dinheiro em anúncios, sejam físicos ou virtuais.
Um blog corporativo é favorável ao meu negócio?
Sim! A grande sacada é que precisa ser muito bem pensado dentro do universo de serviços ou produtos oferecidos pela sua empresa. Criar um blog e não ter um conteúdo diferenciado e de qualidade não é interessante. É preciso saber como engajar os leitores, ter uma linguagem clara e correta e pensar em estratégias visuais para chamar a atenção de quem navega pela internet, utilizando fotos e vídeos de igual qualidade.
Aplicando algumas técnicas voltadas para a comunicação social dentro de um negócio, a sua chance de conquistar um segmento ainda não explorado dentro do mundo virtual e ter sucesso é muito grande. Basta, para isso, ser criativo e trabalhar para tornar essa criatividade o diferencial do seu negócio.
O que achou da estratégia? Imagine o quanto você pode educar seus consumidores com um blog corporativo!
Gostou deste conteúdo? Deixa seu comentário abaixo, ficarei feliz!
Grande abraço!
Somos um time dedicado a levar você para o próximo nível, o passo seguinte, um degrau acima, ao infinito e além. Somos Nextt