Hoje, o público-alvo de cada empresa e nicho tem como ser alcançado em diversas plataformas digitais, seja nas redes sociais ou pela lista de email marketing.
O problema é encontrar soluções que chamem os clientes a confiar no produto.
Está cada vez mais recorrente que empresas valorizem a lista de emails e não ficarem tão preocupadas com os seguidores de sua fanpage, já que o Facebook tem limitado – e muito – a divulgação de mensagens de maneira orgânica.
A causa é simples: no momento em que se utiliza uma rede social para disseminar vendas e conseguir consumidores, a empresa fica à mercê da plataforma. A partir do momento em que a plataforma torna isso ilegal (o que pode acontecer) ou fatura em cima disso, o lucro da empresa diminui, já que o montante final tem de ser dividido com a plataforma.
Por isso que, se uma empresa ou fábrica tiver acesso a assinaturas para construir a sua própria lista de emails, isso pode ser extremamente valioso se souberem chamar a atenção e persuadir o consumidor a confiar na marca e tornar-se um cliente fiel.
A própria utilização de e-mail é um mecanismo que possibilita a troca de informação rapidamente; assim, não haveria necessidade de se importar com o número de curtidas que tal empresa recebe, já que não leva a nada imediatamente.
Plataformas digitais x lista de emails
Lembram-se do Orkut? A rede social mais utilizada no Brasil uns anos atrás perdeu o seu público e patrocínio ao perceber que seus ativos estavam sendo desperdiçados, provocando a decadência (no sentido de falência) da rede social.
Os tempos mudaram e as pessoas, de todas as idades, usam e abusam das plataformas digitais para realizar qualquer ação cotidiana. Infelizmente, adquirimos uma total dependência pelos meios de comunicações virtuais – mais um motivo para que o e-mail marketing promova a consolidação da marca e do produto, alcançando seguidores reais que irão literalmente apoiar a empresa.
Não é à toa que empresas se utilizam de ambas as plataformas, tanto as redes sociais quanto o e-mail, para que essa ação conjunta leve a resultados e relações duradouras. Entretanto, a eficácia de utilizar apenas o e-mail marketing como ponte entre o consumidor e vendedor é maior.
Por quê? O motivo é a personalização e direcionamento. Com a sua lista de lista de emails e o e-mail marketing, é possível direcionar o segmento para um público específico, o qual será tratado de maneira exclusiva, com mensagens e ofertas de acordo com as preferências e compras que realizar em seu site ou loja.
De quem é o seguidor da rede social? É seu ou do dono da rede?
Além disso, utilizar plataformas de redes sociais faz com que seu ativo se torne instável. Isso porque o seguidor de sua fanpage é de propriedade da rede social, não de sua marca. Lembra do que houve com o Orkut? Parou de funcionar. O que ocorreria com seus seguidores se o Face deixasse de existir? Pois é… não seriam de sua marca; você os perderia.
Desse modo, dando mais aspectos positivos ao e-mail marketing. Tendo o controle de seus contatos e e-mails, o relacionamento é duradouro em longo prazo, muito mais eficaz se comparado às avaliações que se pode fazer de clientes a partir das visualizações recebidas em redes sociais.
Facebook e email marketing
Há pessoas que dizem que os prós em se utilizar o Facebook (por exemplo) para divulgação e publicação são maiores que o e-mail marketing. A conta pode ser feita da seguinte forma: enquanto o Facebook pode abranger um público cada vez maior e mais significativo, atraindo novos consumidores e, assim, divulgando a empresa, o e-mail marketing prolonga as relações já existentes com os clientes assíduos.
Todo o processo de proximidade ajuda a nutrir as preferências de compras dos clientes, além de impulsionar as vendas confiando nessa lista de contatos.
Por outro lado, cada rede social tem a sua política específica sobre anunciar lojas, produtos e marcas; há certa limitação para a disseminação. O e-mail marketing, inclusive, pode ser propagado sem a necessidade de se pensar nesse obstáculo.
Dicas
Para que essa plataforma faça sucesso, angariando lucros para o nome da empresa e, consequentemente, status, é necessário que uma estratégia seja definida antes de enviar o e-mail.
Pensar no público-alvo, o conteúdo e o que, ao final, será disparado são algumas perguntas que terão de ser respondidas. Procurar ser consistente nas palavras e nas diferentes mídias de exposição: propagandas, folhetos, e-mails. A landing page tem de ser pensada também para que o consumidor se sinta atraído, de modo a continuar a navegação em seu site.
Copywriting
Um dos itens mais difíceis de se tornar padrões é o modo como se escreve – copywriting – e a precisão do assunto. Com a rapidez com que as informações são trocadas atualmente, o cliente quer algo chamativo que o impulsione a clicar – então, primeiramente, procure não mesclar textos e imagens, já que hoje é comum o bloqueio desse tipo de mensagem, sendo direcionadas ao spam.
Se não, o contato pode ficar desmotivado, já que um simples clicar no botão “visualizar o e-mail com imagens”, pode desencorajar o cliente. O e-mail, além de ressaltar a importância desse consumidor, tem de deixar claro que é apenas um convite, dando a opção para sair da lista em qualquer momento.
Call-to-action
O principal é o mecanismo de “call-to-action”, isto é, convencer o leitor para o seu objetivo, que é vender, comprar ou divulgar novidades. É interessante dividir essa lista de contatos conforme a preferência ou nicho de cada consumidor. Assim, mensagens personalizadas e impactantes podem impulsionar os cliques e as vendas. Saber escrever o e-mail marketing e utilizá-lo da melhor forma possível, torna esse tipo de estratégia de marketing digital algo imprescindível para que os clientes sejam ativos em campanhas publicitárias, por exemplo, ou apenas sejam notificados imediatamente sobre promoções e descontos progressivos. Em suma: confiança e lealdade conquistadas!
Mensuração de resultados
E, por último, há o aspecto de medições de resultados: o fato de o e-mail marketing ser mais precioso do que as redes sociais é a forma de controle para gerenciar os resultados obtidos com os envios para sua lista de emails. Assim, é possível medir a quantidade de cliques, quantas pessoas abriram e quais foram até a landing page da propaganda. Monitorando esses aspectos pode-se mudar as estratégias de marketing para ampliar e melhorar os resultados da empresa no futuro.
Considerações finais sobre lista de emails
Atentar-se para o que o cliente busca e personalizar as suas preferências com mensagens exclusivas e únicas pode alcançar mais consumidores, já que a marca mantém esse tipo de relacionamento, provocando o leitor a “falar bem” da empresa com amigos e familiares.
Há vários jeitos de se comunicar, mas poucos são tão eficientes – e baratos – quanto o e-mail marketing. Outro motivo pelo qual o e-mail marketing ser mais efetivo que o de redes sociais é a valorização do cliente, levando-o a se sentir importante e lembrado em diversas ocasiões.
Entendeu melhor sobre as vantagens da sua lista de emails em relação às redes sociais? Então, para mais dicas sobre marketing digital continue acessando nosso blog!
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