Mesmo que você tenha um bom produto ou serviço, um nicho de mercado atrativo, conheça as necessidades e dores do seu cliente, não é o suficiente para você ter sucesso de vendas. É importante construir uma campanha de vendas online como estratégia de marketing digital, pois essa é a forma mais efetiva e eficaz de expor os seus produtos e serviços aos clientes de maneira mais intensiva e conquistar ótimos resultados a médio e longo prazo.

E isso não é válido apenas para vendas para negócios digitais. Negócios físicos, como o de prestação de serviços, tem muito a ganhar com campanhas de vendas online. Existem diferentes formas de fazer com que os resultados das campanhas de vendas online sejam potencializados com a aplicação das técnicas corretas!

O processo de vendas online vai ajudar você empreendedor a entender como funciona o funil de vendas no marketing digital para que você possa aplicar no seu negócio e não perder oportunidades de vendas, digitais ou físicas.

Após analisar todos os âmbitos do seu negócio, você precisa elaborar um briefing completo para aplicar a campanha de vendas online mais adequada para o seu site.

Nesse artigo, vamos como construir uma campanha de vendas online de 3 formas:

  1. Campanha de vendas online de aquisição ou obtenção
  2. Campanha de vendas online de ativação
  3. Campanha de vendas online de monetização ou geração de ativos

Ao utilizar uma boa campanha, seu negócio terá mais visibilidade de marca, fidelização de clientes, aumento no faturamento e conquista de novos clientes.

Campanha de vendas online

1. Campanha de vendas online de aquisição ou obtenção

O lead é um visitante em determinado blog ou site que ele tem interesse e deseja obter mais informações sobre a marca, os serviços e produtos. Ele ainda não conhece muito, mas deseja ter mais informações, por isso, geralmente ele deixa o contato dele por meio de landing pages para que ele receba mais conteúdo sobre seu negócio, produtos e serviços.

Se a sua empresa tem por objetivo inicial conquistar novos clientes para os serviços e produtos que você oferece, a campanha de venda online de aquisição ou obtenção é a mais indicada. É fundamental obter leads para prospectar novos clientes.

Com baixo custo, uma campanha de aquisição ou obtenção de leads utiliza de várias estratégias para gerar mais tráfego para o seu site, transformar usuários em leads, fazer com que novas pessoas conheçam sua marca e por consequência vender mais.

A empresa precisa oferecer uma avaliação gratuita dos seus produtos ou serviços ou ofertar um preço bem acessível para que o visitante adquira realmente o produto e não coloque o preço como objeção.

Conheça algumas atividades que esta campanha pode fazer:

  • Teste por 30 dias gratuito;
  • Ao comprar e indicar um amigo, você ganha 60% de desconto;
  • Pague R$ 5,00 no primeiro mês;
  • Na primeira compra ganhe R$ 50,00 de desconto;
  • Adquira 3 produtos e ganhe o quarto gratuito.

Essas atividades têm por objetivo captar os leads interessados que vão se cadastrar, testar, indicar e comprar. É uma excelente oportunidade de vendas.

Aqui, negócios físicos e online podem ter bons resultados. Este é um modelo de campanha de vendas online que pode ser adaptado aos mais diferentes nichos. Além disso, por sua dinâmica, podemos fazer campanhas específicas, para determinado objetivo, data ou época.

Porém, justamente pelo fato de ser altamente dinâmico, este modelo de campanha de vendas online, pode trazer dificuldades em dados momentos e no acompanhamento das métricas e resultados.

Por isso, sua aplicação deve ser feita com cuidado e correto monitoramento dos resultados.

campanha de vendas online de ativação

2. Como construir uma campanha de vendas online de ativação

Essa campanha é destinada para clientes que já conhecem o seu negócio, já compraram uma vez, ou simularam compras, mas não voltaram a comprar.

O objetivo da campanha de venda online de ativação tem objetivo transformar o maior número de leads em clientes, motivar as pessoas a voltarem a ter interesse na sua marca, a consumir seus serviços ou produtos. Quando um lead compra uma vez de um site, ele fica mais propenso a comprar novamente. Basta uma campanha de ativação assertiva.

Ao construir uma campanha de vendas online de ativação, sua empresa pode:

  • Incrementar o número de clientes que compram mais produtos;
  • Aumentar a base de clientes;
  • Elevar a quantidade de clientes que compram mais vezes.

Para que essa campanha seja realmente efetiva, o lead deve entender as razões, os motivos pelos quais ele deve comprar da sua empresa na hora da oferta.

Conheça alguns exemplos:

  • Na compra de qualquer valor, sem frete até tal data;
  • De R$ 59,00 por R$ 29,00 por 48 horas;
  • 50% de desconto somente hoje;

São gatilhos de intenção de compra para que você atinja as metas citadas acima. Este tipo de campanha de vendas online é muito usado por negócios físicos e pode ser potencializado com a internet. Porém, é preciso tomar alguns cuidados específicos, para conseguir tirar o máximo proveito deste método!

Campanha de vendas online de monetização

3. Campanha de vendas online de monetização ou geração de ativos

Se for construir uma campanha de vendas online como essa, o seu objetivo será a conquista de lucro, a fidelização dos clientes e alavancar as vendas de um serviço ou produto com valor alto agregado.

A campanha de venda online de monetização ou geração de ativos ajuda a empresa aumentar sua produtividade e a transformar gasto em redução de custo.

É possível apresentar os produtos e serviços de diversas formas: webinar ao vivo, palestras gravadas, webclass, minitreinamento (2 a 3 vídeos mais oferta).

Invista numa campanha de algum produto ou serviço principal.

As campanhas de vendas online são fundamentais para o sucesso do seu negócio, pois elas são capazes de gerar mais leads, vendas e lucros. A empresa precisa definir qual objetivo específico que deseja alcançar para implementar a campanha mais adequada.

Muitas empresas podem implementar as três campanhas ao mesmo tempo para diferentes leads, clientes e objetivos para gerar mais oportunidades de vendas. Além disso, ao construir uma campanhas de vendas online você pode sempre adapta-la para os mais diferentes momentos e objetivos. Tudo o que você precisa é de um bom profissional te auxiliando!

Se você quiser saber mais sobre o processo de vendas através da internet, este e-book pode te ajudar bastante, pois ele trata de 5 passos práticos para potencializar este processo com as midias sociais! 

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