Aproximar a comunicação é um dos passos mais importantes para conseguir melhorar suas vendas. Quanto mais o lead perceber sua preocupação com ele, maior será a probabilidade de vendas. Neste sentido, a nutrição de leads com email marketing é um dos aspectos mais importantes de toda e qualquer campanha de vendas online. E isso fica cada vez mais visível, por que com tantas empresas buscando vender pela internet, as táticas de massa já não vêm mais dando resultado. Isso por que falta relacionamento e principalmente, o tratamento específico de sua marca.

Nutrir os leads e aquecê-los, para que no final do funil de vendas eles efetuem a compra é um fator fundamental para sua estratégia de vendas online. Mas esta nutrição de leads é muito mais do que apenas enviar e-mails constantes, usar jargões e técnicas pré-moldadas. Cada vez mais é importante que você conheça sua audiência, suas características e saiba mexer com suas emoções.

A nutrição de leads é um assunto cada vez mais complexo, que exige do profissional que atua neste segmento um conhecimento de linguística, neurociência, marketing e vendas.

Como o assunto é complexo, selecionei 5 dicas que vão te ajudar a ter melhores resultados na nutrição de leads com email marketing

Nutrição de leads com email marketing, o segredo das boas vendas.

Não é uma tarefa simples falar deste assunto, pois ele é a base das vendas online. Muita coisa está envolvida e o processo em si, influencia diretamente nos resultados. Um processo de nutrição de leads bem executado, fará com que suas taxas de conversão em vendas sejam muito mais acentuadas. Veja agora as 5 dicas!

Planeje cada passo

  1. Planeje cada passo:

Pode parecer simplório e clichê, mas anutrição de leads com email marketing precisa ser muito bem pensada já na fase de planejamento. Executar uma estratégia sem saber o que fazer em cada uma das etapas, sem um caminho claro a seguir, é perda certa de dinheiro, tempo e reputação. Neste sentido, seu planejamento para a nutrição de leads é o ponto de partida para qualquer campanha.

Você deve pensar em cada etapa, em cada objetivo e em seu posicionamento estratégico. Hoje nós temos, por exemplo, inúmeros modelos de funil de vendas. Cada um deles tem uma aplicação melhor para determinado contexto. O que vai ser o grande diferencial de cada um deles é justamente a qualidade da nutrição dos leads. E nisso tudo, o planejamento é fundamental.

É importante que você tenha todo o caminho planejado, com os objetivos claros e com as técnicas definidas. Desta forma, será muito mais fácil visualizar o caminho completo e encontrar possíveis falhas. Além disso, em um processo de automação, fica muito mais fácil configurar suas campanhas tendo este planejamento pronto. Leve em consideração comportamentos, seu produto, as dores dos clientes, suas objeções e tudo mais que possa influenciar na decisão de compra. Desta forma, será muito mais fácil vender!

  1. Seja constante:

Imagine que você conheceu alguém hoje. Você gostou da pessoa e acha que ali pode nascer uma grande amizade. Mas esta pessoa passa 2 meses sem falar com você depois disso. O que acontece? Vocês se afastam. O mesmo acontece com o e-mail marketing! Você precisa ser visto e lembrado com frequência pelos leads, ou então, eles acabarão esquecendo de você!

Nosso cérebro tem mecanismos que fazem com que memórias que não sejam utilizadas com frequência, acabem sendo “esquecidas” e armazenadas em campos de menor utilização. E isso influencia diretamente nos processos de compra e percepção de sua marca.

Mas isso também não significa que você deva fazer a nutrição de leads com email marketing todo dia e várias vezes em um período curto. Aqui, você precisará trabalhar com inteligência para encontrar o timing correto. Em alguns casos, dois e-mails por semana são suficientes. Em outros, 1 e-mail já está bom. Em outros casos ainda, são necessários e-mails diários. É muito importante você entender que precisa cativar sua lista sem estressá-la. E como você saberá disso? Através das métricas!

Hoje, praticamente todos os serviços de e-mail marketing trabalham com métricas de abertura de e-mails. Você pode trabalhar com testes, terá uma imagem bem clara disso. O importante, é que você não seja esquecido por seus leads!

  1. Forneça materiais ricos e conteúdo de alta qualidade!

A grande vantagem do e-mail marketing é que a comunicação fica mais estreita e você tem métricas mais específicas sobre cada campanha. Por isso, é muito importante que você trabalhe com conteúdo de fato relevante. Depois de entrar em sua lista, o lead provavelmente recebeu algum “prêmio”, que pode ser conteúdo ou alguma amostra (no caso de softwares). Isso de forma alguma significa que o conteúdo relevante perde a importância na sequência do processo.

No planejamento da nutrição de leads com email marketing você deve pensar em conteúdos específicos para cada fase do funil, seguindo uma sequência lógica. Isso fará com que a percepção de sua marca seja melhorada e o relacionamento, se torne mais estreito. Além disso, você educa sua audiência, o que faz com que as taxas de conversão sejam muito maiores. Além disso, diversas pesquisas mostram que leads bem educados tem maior propensão a adquirir produtos de tiquet médio alto. Ou seja, só há vantagens em utilizar conteúdo relevante!

  1. Mexa com as emoções das pessoas:

Antes de falar especificamente disso, quero dizer que no final deste texto eu tenho uma grande surpresa para você! Somos seres totalmente emocionais. As emoções é que nos movem a tomar determinadas atitudes. Por mais que você trabalhe com um nicho onde o público seja mais racional, são as emoções que definem a compra. Quer ver como isso é verdade?

No início deste tópico falei que no final do texto eu tinha uma surpresa para você. Aposto que você foi até o final da página para ver o que era, não é? Isso é natural, somos seres curiosos por natureza. Isso é mexer com as emoções. Curiosidade, ansiedade, alegria, tristeza, tudo isso pode ser considerado uma emoção. Saber mexer de forma inteligente com isso, é um dos pontos mais importantes da nutrição de leads.

Tenha uma escrita pessoal

  1. Tenha uma escrita pessoal:

Nada mais potente para tornar um relacionamento estreito do que o receptor da mensagem se sentir importante. Por isso, é muito importante que sua escrita seja feita de forma pessoal, passando a impressão que você escreveu tal e-mail de forma específica para aquele determinado lead. Isso trará um efeito positivo imenso para sua marca e negócio.

Enquanto muitas marcas desrespeitam e não valorizam seus clientes, as que sabem fazer o oposto, tem ganhado cada vez mais espaço. As pessoas querem se sentir especiais e é tarefa de sua marca, fazer com que isso aconteça!

A nutrição de leads com email marketing é um trabalho complexo. Mas seguindo estas bases que eu te dei, você verá que os resultados aumentam exponencialmente! Se quiser aprofundar seus estudos sobre vendas online, baixe este e-book gratuito com 5 passos práticos para vender mais utilizando a internet!

 

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