Com apenas um computador conectado à internet é possível identificar o local de origem geográfica de um usuário. Essa é o Marketing por geolocalização atuando, que geralmente funciona com a identificação do IP, que permite informar o país, a cidade e o horário atual de onde a pessoa está e realizar a venda direcionada por estes dados.
A geolocalização também pode ser realizada a partir de dados de um endereço MAC, RFID (Identificação de Radiofrequência), coordenadas de um GPS e conexão sem fio. Muita gente não sabe, mas diversos modelos de smartphones tem um aplicativo de GPS integrado que possibilita o envio de informações de localização.
Bem, antes de ir além do conceito do título, focando em oportunidade para sua empresa, precisamos explicar como isso pode funcionar. Você já reparou que alguns anúncios de publicidade parecem ter sido feitos para você? Com certeza, mesmo que você não tenha reparado, alguns banners na internet são específicos para um público que você esta inserido.
A explicação é simples: A empresa que está veiculando sabe exatamente de que cidade você está acessando um determinado site. Tem uma funcionalidade do Twitter que vai ao encontro disso.
É a função “Nearby” (Por Perto), que permite visualizar todas as pessoas que estão “twitando” em regiões realmente próximas a você. Interessante, não acham?
Como o Marketing por geolocalização traz vendas?
Empresas do mundo todo já estão se valendo do Marketing baseado em localização, por meio de diversos métodos e níveis para conectarem suas marcas aos seus consumidores. Algumas estão usando apenas ferramentas para manterem processos simples. Outras usam várias ferramentas para permanecerem conectadas com os clientes das mais variadas formas.
Para que você consolide melhor, o Marketing por Geolocalização é uma habilidade de customizar e personalizar mensagens de acordo com a localização e preferências do cliente. Como explicamos na introdução, se você tiver acesso a informações geográficas de seus clientes, poderá direcionar os esforços a uma determinada região com alto potencial de lucro.
Por exemplo, se uma loja virtual de roupas importadas, descobre que a maioria de seus compradores mora no centro de Salvador, ou cidades vizinhas, poderão focar sua publicidade nessas cidades. De repente investir em campanhas mais direcionadas no Google AdWords, ou no Facebook Ads, enfim, a percepção exata de onde o fluxo de compras acontece é muito importante para vender mais.
Melhorado a experiência do consumidor e fidelizando clientes
Tem um case muito interessante que demonstra como a geolocalização pode aumentar as oportunidades. A rede de Pizzarias Domino’s criou um aplicativo próprio de marketing, com base na localização para direcionar as vendas em localidades específicas. Interessante que o aplicativo consegue gerenciar todas as combinações de pizzas da companhia.
Apesar da complexidade da criação desse aplicativo, a rede de pizzarias conseguiu otimizar de forma efetiva seu processo de pedidos. Uma vez que o consumidor baixa o aplicativo e cadastra suas informações, fazendo seu primeiro pedido, não precisará mais fornecer seu endereço e demais informações para entrega.
Agora reflitamos: Qual a chance de um consumidor da pizzaria procurar um concorrente? Provavelmente muito baixa. Esse é só um exemplo de como a geolocalização pode ser usada para melhorar a experiência do consumidor e promover a fidelização à marca.
Otimização do Varejo
Apesar de o mobile representar apenas uma pequena porcentagem dos pagamentos no varejo, é possível utilizar a geolocalização para otimizar o lançamento de ofertas e processos de pagamentos. Por exemplo, uma pequena empresa de sorvetes nova iorquina, Van Leeuwen, investiu num sistema de pagamento com PayPal durante quatro meses, a partir desse conceito.
O resultado é que hoje, cerca de 5% da receita do estabelecimento vem de pagamentos via app. O sistema utiliza a geolocalização para detectar quando um cliente está perto de uma loja e mostra ofertas acessíveis a ele. Daí, o consumidor conecta o app ao seu cartão de crédito e paga o produto em um ponto de venda.
Importante ressaltar que o número de aplicativos de pagamento desse tipo tem crescido consideravelmente. Mas quanto à geolocalização, o PayPal é líder no segmento. Bem, essa é uma ótima maneira (apps) de ciar oportunidades de receitas, mas enquanto empresas ainda não tem condições de investir num aplicativo específico, podem usar a geolocalização de outras formas. Fazendo publicidade online, por exemplo.
Conclusão
Saber onde está seu cliente é saber também qual é o seu desejo, sua situação ou até sua necessidade momentânea. Não existe nada mais valioso no mercado de marketing e publicidade, seja off-line ou online. O que antes só era possível com “tiros para todos os lados”, com a publicidade em massa, hoje é possível com a identificação do público certo no lugar certo.
Para fechar, perceba o valor da geolocalização: Enquanto a publicidade tradicional espera que o consumidor chegue em casa, ligue a TV ou acesse um site para conhecer um produto, o Marketing por geolocalização permite levar o produto até o que ele, se valendo de táticas que o façam reconhecer a necessidade de compra.
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