Em um de nossos conteúdos anteriores você aprendeu como lançar sua empresa nas mídias, agora chegou o momento de ter resultados nas redes sociais. É isso mesmo, vender mais, obter engajamento, fortalecer a marca e conseguir um bom relacionamento com o cliente.

Antes vou deixar alguns dados que irão demonstrar a importância de você trabalhar para ter resultados nas redes sociais

  • 70% dos usuários que utilizam as redes sociais compram na internet;
  • 53% das pessoas seguem marcas nas redes sociais;
  • 87% dos internautas brasileiros estão nas redes sociais;
  • 41% das pessoas no Brasil pesquisam um produto/empresa nas redes sociais antes de comprar;
  • 90% dos internautas brasileiros acessam as redes sociais;

Também, vale lembrar que o investimento em publicidade através das redes sociais é bem mais baixo do que em outras mídias.

  1. Facebook: Gerando resultados nas redes sociais

Vamos começar pela rede social mais utilizada pelos internautas no mundo, a qual recebe cerca de 70% dos acessos, o famoso Facebook.

Agora que você já tem sua fanpage você deve utilizar as estratégias certas para obter resultados nas redes sociais e gerar renda para a sua empresa. Então vamos a um ‘passo a passo’ de o que você deve fazer:

Publicações Virais: Como Criá-las?

O “sonho” de todo utilizador mídias é ter  resultados nas redes sociais de forma viral, ou seja, pessoas compartilhando para outras, gerando uma publicidade em massa de graça ou quase de graça. Ao contrário do que muitos pensam, existem técnicas para maximizar a probabilidade de obter este efeito, e suas campanhas devem ser baseadas nisso.

Como se descobriu isso? Através de estudos neurológicos e pesquisas.

Trabalhar ações com alvo na parte cerebral emocional/límbico (Mamífero) aumenta significativamente as probabilidades de obter um efeito viral.

Publicações Virais

Utilize conteúdos emotivos para aumentar a propagação nas redes sociais

Esta parte do cérebro é responsável pelas emoções, o que isso significa? Que quanto mais “emotivas” forem as suas publicações, maior será a probabilidade de entrar direto no cérebro emocional.

Quantas vezes você já viu publicações de animais que tiveram milhões de compartilhamentos? Casos envolvendo crianças/bebes? Relacionamentos homo afetivos que comovem o mundo e além de ter um efeito viral atinge uma captação de recursos estrondosa?

O que todas estas campanhas têm em comum? Atingem o lado emocional/límbico do cérebro, provocando emoções e, consequentemente, gerando compartilhamentos e efeito viral.

Procure utilizar esta arma nas suas campanhas e verá resultados impressionantes.

Integre os posts do seu site ao Facebook

Se você não possui um site para sua empresa, faça urgente! Lembre-se ainda de criar um blog, o mesmo tem um alto poder de criar posicionamento (autoridade) para sua empresa e captar visitantes para converter em vendas.

O que poucos “sabem” é a possibilidade de integrar ao seu Facebook automaticamente todas as postagens do seu site/blog, fazendo com que, sem quaisquer esforços, seja publicado também nas redes sociais.

Procure por plugins que fazem esta função, inclusive, o próprio Facebook disponibiliza a opção de integrar com seu blog.

Ao integrar os posts, seus fãs irão acessar os conteúdos diretamente no do seu blog e, se você tiver um bom funil de marketing e vendas, eles irão para a sua lading page, consequentemente, tornando-se leads e passando pelo processo de conscientização até a compra! Tudo isso começando uma boa prática para ter resultados nas redes sociais.

Como utilizar anúncios para gerar tráfego e aumentar o faturamento da empresa

Você pode trabalhar anúncios que irão levar os internautas do Facebook diretamente para o seu site. E isso significa que poderá conduzi-los a sua lading page e claro, converter em vendas.

Pense da seguinte forma, o usuário é conduzido para o seu site porque tem interesse naquilo que você anunciou no Facebook (produto/empresa/assunto), consequentemente, a probabilidade de você conseguir converter em um lead é muito alta, bastando nutri-lo para transformar em mais um cliente da sua base.

É importante frisar, você pode direcionar o tréfego diretamente para sua lading page.

Para esta estratégia, o ideal é trabalhar com a campanha na modalidade enviar pessoas para seu site.

Para criar, acesse o site do Facebook Advertising (www.facebook.com/advertising), escolha a opção enviar pessoas para o seu site e informe o endereço destino (pode ser seu site, post, lading page).

campanha-site-facebook

Fazendo isso, basta iniciar as configurações de segmentação de público alvo, comportamento e interesse, informar os dados pessoais, endereço e dados de pagamento e fim. Sua campanha estará em aprovação e basta aguardar.

Agora vem a forma de anúncio no Facebook que eu mais gosto para gerar conversões e vendas, pois através dela você pode ter dados de ROI e conversivos precisos. É o anúncio de CONVERSÃO que estou falando.

Através da instalação de um pixel você receberá dados específicos de quantas pessoas realizaram a ação especificada, por exemplo, lead, compra, cadastro e etc. Assim você poderá ter um monitoramento preciso e saber exatamente quantas pessoas compraram ou preencheram um formulário, etc…

Estas são as duas opções que irão fazer você vender muito através de anúncios no Facebook. E o melhor, os anúncios são muito baratos, muitas vezes questões de centavos, que maravilha heim?

Aprenda a gerar integração e relacionamento com os usuários

Sabe o que vende seu produto? A integração e relacionamento. É isso mesmo, você pode ter milhares de fãs na sua fanpqage, se não existir integração e relacionamento, dificilmente conseguirá fazer com que lhe tragam informações relevantes para você oferecer o seu produto ou até mesmo convencê-los a comprar de você!

Além disso, quando se tem interatividade, consegue-se obter credibilidade e o relacionamento com seus clientes, aumentando o índice de conversão em compradores.

Uma boa dica para aumentar este engajamento/interatividade é criar um grupo para que as pessoas conversem sobre algo relacionado ao seu segmento, e claro, você e sua equipe se postarem como profissionais do assunto e auxiliar as pessoas.

  1. Youtube: Credibilidade e Direcionamento de Tráfego para a Empresa

Já ensinamos a você como criar o seu canal no Youtube, então vamos direto a parte prática, ensinar você a ter uma boa visualização e captar tráfego qualificado para vender seus produtos ou serviço com o site.

objetivo no Canal do Youtube

Qual seu objetivo no Canal do Youtube?

Primeiro, pense no seu objetivo. O que você deseja com o seu canal no Youtube? Fortalecer sua marca? Tornar-se referência no assunto? Conduzir tráfego para seu site? Tornar um determinado produto mais credível?

Saber exatamente o seu objetivo irá facilitar na criação do vídeo e permitir que conduza os visitantes da forma correta, sem contar no fato de desenvolver melhor o tema a ser abordado.

Encontrando palavras-chaves

Você já sabe o seu objetivo, agora é o momento de encontrar palavras-chaves que são buscadas com frequência. Afinal, de nada adianta trazer um vídeo lindo, bonito para o seu canal que as pessoas não busquem, concorda?

Utilize a ferramenta do Google Planejador de Palavra Chaves httpss://adwords.google.com/KeywordPlanner#search, funcionará bem para o caso. Se você perdeu nosso conteúdo exclusivo sobre SEO, que aborda a utilização da ferramenta, confira no link: SEO.

Faça uma relação de pelo menos 30 palavras chaves para desenvolver o tema que mais se adéqua ao seu nicho e criar um bom vídeo.

Como fazer vídeos que convertem em clientes

Assim como um conteúdo que gera resultados nas redes sociais, um bom vídeo também utiliza a famosa AIDA:

  • Atenção;

  • Interesse;

  • Desejo;

  • Ação;

Podendo-se ainda acrescentar a credibilidade.

Inicie com uma chamada que irá despertar a atenção do visitante, caso contrário ele fechará seu vídeo nos primeiros 5 segundos.

Um exemplo muito bom de chamada de atenção é aquela propaganda em que o ator começa de forma brusca falando: “Se você não quer ganhar um carro novo fecha logo este vídeo! Ah, você não fechou né, então é para você que desejo falar isto”. Prosseguindo assim com o vídeo promocional.

interesse é desenvolvido juntamente com o desejo, ou seja, você precisa manter o interesse do visitante, tratando um “problema” comum, por exemplo, a dificuldade de gerenciamento das pizzarias delivery.

Contudo, juntamente com este ponto interessante, você precisa ir trazendo uma solução (seu produto/consultoria), mas é preciso que seja bem sútil, pois o objetivo é despertar a intenção de consumo em cima do desejo (sentimento) da pessoa.

Por exemplo, embora as pizzarias delivery sejam difíceis de serem gerenciadas, softwares específicos estão sendo desenvolvidos, como é o caso do (X software = que você oferece), neles os seus funcionários não lhe trarão mais dor de cabeça com as entregas (sentimento de frustração) e começarão a respeitar os horários. Chega de receber ligações de clientes irritados com a entrega que não chega (sentimento de desgosto/raiva/impotência do dono da pizzaria). E assim você irá trabalhar o interesse/desejo.

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A credibilidade

Gosto sempre de trazer, juntamente com o modelo AIDA, uma nova letra (C), de credibilidade para ter resultados nas redes sociais

Perceba, de nada adiantará você trazer informações importantes e tentar trabalhar o desejo de um consumidor se ele não acreditar no que você diz, por isso é preciso fornecer credibilidade ao que fala. Boas formas são através de dados.

Veja, existe um preceito básico de programação neurolinguistica que afirma: se você for tido como verdadeiro 1, 2, 3 vezes, na 4 você será mesmo que não seja comprovado. É aquela famosa história:

“O comediante que conta uma piada engraçada, duas piadas engraçadas, deixa de ser lembrado pelas suas piadas, mas passa a ser um comediante engraçado, o que ele falar será engraçado”.

Então, quando você disser que um problema de pizzaria delivery enfrentado é a gestão, afirmando que, segundo dados X, 70% das empresas se queixam disso, você está trazendo credibilidade, faça isso no decorrer do seu vídeo e, no final, quando falar que X produto é de qualidade, as pessoas tenderão a acreditar em você.

Por fim, o seu vídeo precisa ter uma chamada de ação, é neste ponto que você irá tratar do seu objetivo, que pode ser a venda de um produto (confira o produto que utilizei em X link) ou inscreva-se no canal para ter mais dicas, até mesmo à situação de: Mande-me um e-mail para ter uma consultoria.

Lembre-se de ter uma boa iluminação, câmera que pode ser seu Smartphone e microfone para fazer seus vídeos. Além de estar em um ambiente adequado e que gere credibilidade para você.

Posicionando seus vídeos na Rede Social e Gerando Tráfego/Vendas para seu Site

Para obter o maior número de views nos seus vídeos e, consequentemente, encaminhá-los a sua lading page do site, é preciso manter-se bem posicionado nas palavras chaves do seu interesse.

Para isso, siga os seguintes passos:

Escolha as palavras chaves do seu canal

palavras chaves do seu canal

Ter palavras chaves do nicho no seu canal pode facilitar o seu melhor posicionamento nas buscas do Youtube e consequentemente gerar resultados nas redes sociais mais substanciais.

Para isso, acesse a opção Canal > avançado > palavras chaves > descreva separando por vírgula as palavras chaves importantes do seu nicho.

Titulo do Arquivo e do Vídeo

Para facilitar o ranqueamento nas buscas do Youtube, utilize a palavra chave no título do arquivo, ou seja, quando o vídeo ainda estiver no seu computador (destok), renomeie com a palavra chave.

Também, no momento de fazer o carregamento (upload para Youtube), crie um título que contenha a palavra chave.

Descrição do Vídeo

Ter a palavra chave na descrição aumenta a relevância para o Youtube, por isso, você pode copiar e colar o título e, posteriormente, fazer uma descrição com: onde o vídeo foi gravado e por quê?

Outra dica interessante para conseguir trabalhar bem as palavras chaves na descrição do vídeo é descrever o que o visitante verá no vídeo.

Estas são apenas sugestões, fique a vontade para criar uma boa descrição.

O ideal considerado por especialistas é de 2 a 3 vezes a palavra chave aparecer na descrição.

Para direcionar o tráfego de visitantes para o seu site, coloque uma chamada de ação no final do vídeo, por exemplo: Veja mais sobre o assunto no link (seu site).

Tags do seu Vídeo

Abaixo da descrição você terá a opção de inserir tags. Coloque as palavras chaves de forma separada que envolvem o seu título, além disso, utilize as tags de vídeos que estão bem posicionados com a sua palavra chave.

Para descobrir quais são as tags, clique com o botão direito do mouse sobre o vídeo, exibir código fonte, procurar (control+F) > keyword.

Para maximizar ainda mais o tráfego direcionado dos seus vídeos para o site ou lading page, faça no final dos seus vídeos ou até mesmo no decorrer dele, chamadas de ação para que as pessoas cliquem e vão para a página destino.

É importante deixar o link do destino no próprio vídeo no momento que você estiver falando, pois aumenta a taxa de cliques e redirecionamento.

Veja que além de conseguir direcionar um forte público para seu produto/empresa, irá aumentar a credibilidade da sua marca. Estudos comprovam que as pessoas tendem a dar mais credibilidade ao ver imagem da pessoa, voz e linguagem corporal.

Caso ainda tenha dificuldades para ter resultados nas redes sociais, gerar tráfego qualificado para seu site e vender efetivamente utilizando a internet, quero te ensinar a resolver isso. Neste e-book gratuito, te mostro como vender AINDA mais usando a internet! 

Espero que tenha gostado deste post, se gostou, comente, compartilhe! Até o próximo!

Equipe Nextt

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