As dicas que trago para você hoje são direcionadas para você: empreendedor, dono de negócio que vende produto ou serviço e que está procurando formas para gerar mais vendas e colocar a sua empresa no topo de buscas do Google. Despertei seu interesse? Então, vamos juntos nesta jornada, ao final você entenderá, por que é importante e como fazer a empresa aparecer no Google.
Vamos refletir um pouco sua empresa aparecer no Google
Bem, já parou para pensar que, às vezes, seu trabalho está estagnado por conta de seus concorrentes estarem na sua frente, quando o assunto é Marketing Digital? Não? Então, talvez seja melhor começar a pensar nisso. Afinal, por melhor que seja seu produto ou serviço, os negócios na internet giram em torno de boas estratégias de divulgação, para atrair, converter e engajar consumidores, bem como de visibilidade nas ferramentas de busca. Você deve fazer a sua empresa aparecer no Google. Pode ter certeza, tem pessoas na internet que estão pesquisando pelo o que você vende, basta você utilizar as estrategias para atrai-las.
O Google como fonte de divulgação de sua empresa, para atrair mais clientes e mais vendas
Por isso, aqui, mostrarei como o Google funciona, de modo a impulsionar suas vendas e gerar cada vez mais leads para o seu negócio. A ideia é bater metas, aumentar o número de contatos e trazer, por meio de buscas no google, mais clientes para seu negócio. E a essa altura do campeonato, talvez você ainda esteja se perguntando o que seria gerar leads, certo? Calma, que aqui tudo é explicado.
O que é gerar leads?
A definição de leads é simples: Um lead é uma pessoa que tem, de alguma forma, interesse nos produtos ou serviços da sua empresa.
Sério? É isso? Lead é um cliente potencial?
Isso mesmo! Lead é uma pessoa que tem interesse no que você vende, ou seja, seu produto ou serviço.
Como os leads afetam o meu negócio ou meu dia?
O lead é a essência de um negócio, o que mode uma empresa ou produto, pois sem eles, não há um comércio de fato. Uma empresa pode ter um excelente produto, mas sem leads ela poderia ir à falência rapidamente, pelo simples fato de não conseguir pessoas interessadas no produto.
Basicamente, nos dias de hoje falamos até em divisão de leads, entre quentes, mornos ou frios:
Entendemos um lead quente como aquele que comprou um produto da loja virtual, colocou no carrinho, gerou o boleto, mas não pagou. Ele está no momento em que queríamos e só falta um “empurrãzinho” para comprar.
Já um lead morno eu diria que é uma daquelas pessoas em uma lista de emails que deseja receber promoções. Ele ainda não sabe qual promoção, mas se você mandar a correta, ele vai converter.
Por fim, um lead frio, seria aquele que você recebeu os contatos, mas fez uma abordagem há muito tempo atrás, ou ainda deixou ele lá sem qualquer contato e ele perdeu a “vontade” ou “empatia” pelo momento.
Mas vale ressaltar que o lead é apenas o primeiro passo para um cliente. Depois de ter os dados do “interessado no negócio/produto/serviço” (lead) você precisa convencê-lo a comprar de você e tornar-se um cliente. A velocidade do fechamento pode ser influenciada pelo estágio deste lead, como mencionei acima. Também olhamos por outro lado, onde podemos acelerar o amadurecimento deste lead através de técnicas de nutrição de leads que iremos abordar em um outro conteúdo.
Entenda a diferença entre visitantes e leads
Quantas visitas seu site recebe por mês?
Você possui informações sobre quem são as pessoas que visitam o seu site?
Pode ser que o número de visitantes no seu site seja bem alto, e com certeza uma porcentagem desses visitantes possuem interesse nos produtos ou serviços da sua empresa. Mas se eles forem apenas visitantes, você não terá nenhuma informação sobre eles, serão apenas números. E sem possuir informações você não conseguirá interagir com esses possíveis clientes potenciais.
Agora entendeu, né!? O grande problema da maioria das empresas hoje é que elas desenvolve seus sites apenas para receber visitas. Por isso, milhares de pessoas visitam seu site todos os dias e você não sabe quem são estas pessoas!
Você não conseguirá entender o que elas estão buscando e com isso não poderá ajudar essas pessoas a entenderem melhor sobre o que você tem a oferecer, e elas não terão suas dúvidas respondidas.
Então olha só, leads são esses visitantes que possuem interesse em seus produtos ou serviços, e que você sabe quem ele é, ou seja, você tem alguma informação sobre essa pessoa.
A informação mais valiosa dessa pessoa é o e-mail dela, pois assim você terá como estabelecer um meio de comunicação com ela. Poderá responder as dúvidas e enviar conteúdos que ela está interessada em ler.
Para desenvolver uma estratégia de marketing e comercial que traz o retorno esperado e fazer a sua empresa aparecer no Google, é fundamental não apenas possuir informações dos seus visitantes, mas também criar um relacionamento com eles.
SEO para o sucesso de um negócio
Quando se trata de negócios online o SEO passa a ser indispensável, a sigla com significa: Search Engine Optimization trata da otimização de sites e palavras chaves para conseguir um bom posicionamento nos motores de busca para fazer sua empresa aparecer no Google, Yahoo e Bing.
O que é SEO:
SEO pode ser considerado o estudo e organização de palavras chaves, páginas e estrutura de sites/blogs para se tornarem amigáveis aos motores de busca.
Por exemplo, quando uma empresa que trabalha com a venda de pneus cria usa página web e, em nenhum local, trata da palavra: Pneus Pirelli, como os motores de busca “saberão” que a mesma efetua a venda deste produto e exibir para o usuário que estiver buscando?
As estratégias de SEO visam estudar as palavras chaves buscadas pelo público alvo e trabalha-las corretamente dentro das páginas, seja dentro d conteúdo, URL, títulos, subtítulos, imagens, descrição da meta, links, entre outras possibilidades.
Google AdWords
Por isso, e pensando exclusivamente em empreendedores que querem fazer a sua empresa aparecer no google, há certo tempo, a própria empresa criou o Google AdWords, conhecido também como link patrocinados, que são anúncios que você paga para deixar sua empresa sempre nos primeiros resultados das pesquisas.
Eu te explico: sabe os primeiros 3 ou 4 links que aparecem quando você faz uma busca pelo Google? Esses links, certamente, são patrocinados e estão lá por que alguém esta comprando esses anúncios. Veja abaixo:
E quando você pensa em usar essa ferramenta para o bem da sua empresa, algo precisa ser muito bem pensado: quais são as palavras-chave para a busca? Quais serão as palavras específicas que a pessoa digitará e aparecerá seu site de cara?
Por isso, a dica é: procure palavras que sejam estratégicas para a sua empresa, pouco se preocupe com o conteúdo nesse momento, mas com o pensamento de quem vai fazer a busca pelo Google. As principais referências em questão quando se trata de AdWords são:
- Fazer com que o tráfego (visitas) do seu site, blog ou loja virtual cresça constantemente;
- Criar cada vez mais leads, ou seja, transformar visitantes em contatos e potenciais clientes;
- Fazer com que o maior numero de leads comprem seu produto ou serviço;
A internet se tornou uma das melhores ferramentas de vendas e com possibilidades de anúncios segmentados e incríveis em se tratando de potencial de conversão. O Adwords é a modalidade de publicidade online mais utilizada, disponibilizada pelo GOOGLE.
Assim, simplificando, Adwords é plataforma de publicidade desenvolvida pelo Google, a qual, mediante pagamento/lances são exibidos anúncios, seja na rede de display (sites parceiros) ou na exibição das buscas, veja os dois exemplos:
E onde você deve promover sua publicidade?
Para promover seu negócio na internet, é importante que você use ferramentas de qualidade. Cuidado com sites, guias e portais que apenas prometem, mas pouco cumprem a missão que é de gerar resultados – e, por isso, o indicado é sempre o Google, por ser um site reconhecido mundialmente. Você tem que fazer a sua empresa aparecer no Google por que todas as pessoas o usam seja para fazer pesquisas, seja para pesquisar sobre um produto, serviço, comparar preço, etc…
Sua empresa deve estar no Google! Se não estiver, esta deixando dinheiro na mesa.
Exibição de anúncios na busca
Exibição de anúncios na Rede de Display
Estas são as formas mais utilizadas de divulgação através do Adwords, ainda, pode-se trabalhar com marketplace, que é a exibição direta dos produtos, muito comum em grandes redes como Magazine Luiza, Ricardo Eletro, Colombo e etc.
Planejador de Palavras Chaves
Para você que pretende utilizar o Google é importante possuir alguns conhecimentos básicos das ferramentas que a Google disponibiliza. Dentre as dezenas de funcionalidades que ela possui, a minha dica agora é lhe oferecer algumas informações sobre a Ferramenta Planejador de Palavras-chave.
O que é o Planejador de Palavras-chaves:
A ferramenta do Google, Planejador de Palavras-chave, serve essencialmente para propor ideias de, como já diz o nome: palavras-chave, e estimativas de tráfego de cada uma delas, viabilizando dados fundamentais para criar a sua primeira campanha e investir em links patrocinados. Imagine você saber quantas pessoas estão buscando pelo o que você vende em sua região, isso seria ótimo para você?
Entenda abaixo:
Estratégia Combinada: SEO + Adwords significa o sucesso do seu negócio
O sucesso do marketing de um negócio está intrinsecamente ligado a estratégia combinada de SEO + Adwords.
O SEO atrai tráfego orgânico, ou seja, através da produção de conteúdo relevante e de qualidade, juntamente com otimização de páginas, inicia-se o posicionamento nos motores de busca. Contudo, os resultados não são imediatos e, consequentemente, exigem a combinação com uma estratégia imediata.
Por isso, o Adwords deve ser combinado com o SEO, já que irá ranquear nos motores de busca em determinadas palavras chaves (previamente escolhidas) no setor de anúncios e, com passar do tempo, estratégias, link bulding e demais fatores importantes, iniciará o ranqueamento das palavras chaves na busca orgânica.
Como usar o SEO e o ADWORDS
Através da utilização do planejador de palavras chaves, é possível encontrar as opções mais atrativas para o seu negócio, verificando a quantidade de busca e avaliando o poder te atração/conversão para o seu negócio. Assim você conseguirá indexar seus conteúdos e fazer a sua empresa aparecer no Google
Assim, o primeiro passo para iniciar a sua estratégia de SEO e Adwords é avaliar as palavras chaves.
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Faça uma relação de palavras chaves
Esta relação de palavras chaves servirá tanto para o desenvolvimento do SEO da sua página quanto para a campanha de Adwords, por isso, dê a devida importância.
Use o planejador de palavra chave do Google (já falamos sobre ele) ou o Semrush (ferramenta paga).
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Otimização de Páginas do Site – SEO
Otimize as páginas do site seguindo o padrão abaixo:
- Títulos e subtítulos de páginas devem conter a palavra chave principal;
- Faça conteúdos relevantes sobre as palavras chaves mais importantes do seu nicho;
- Produza conteúdo para as páginas, de preferência, com mais de 600 palavras;
- Faça a descrição da meta das páginas e, de preferência, insira 1 a 2x a palavra chave foco;
- Faça uso de palavras associadas, que dizem respeito aquela palavra chave principal;
- Negrite as palavras chaves mais relevantes do conteúdo;
- Coloque legenda nas imagens e atributo alt;
- Tome cuidado com títulos extensos e que não contenha a palavra chave;
- Faça uso de links internos entre páginas;
- Tome cuidado com a URL para ficar curta e ao mesmo tempo com a palavra chave principal;
Estes são os pontos mais importantes a serem observados na otimização de SEO das suas páginas internas do seu site. Siga elas e garanto que vai ficar mais simples fazer a sua empresa aparecer no Google
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Campanha de Adwords
Para montar a campanha de adwords, selecione entre 8 a 15 palavras chaves que melhor correspondem ao seu negócio. Esta quantidade também dependerá do seu orçamento para gastar em campanhas.
Veja como fazer a sua campanha de Adwords:
- Cadastre-se no Google Adwords.
- Vá na opção campanhas, clique para iniciar a criação dos seus anúncios;
- Faça a opção do tipo de campanha. Normalmente, utilizará ou pesquisa ou rede de display (ambos também podem ser utilizados);
- Estabeleça o orçamento diário;
- Crie o anúncio e verifique ao lado como está ficando em tempo real;
- Clique em analisar campanha e espere a análise da equipe do Google;
- Aprovada a campanha já pode iniciar, lembre-se, é possível observar as estatísticas na aba relatório.
Analise os Resultados com o Google Analytics
Existe uma ferramenta totalmente gratuita para analisar o desempenho do seu negócio na Web, estamos falando do Google Analytcs. Através dela é possível descobrir os canais que seus visitantes vieram, palavras chaves buscadas, tráfego, entre outras informações relevantes para sua empresa aparecer no google.
Para poder analisar as estatísticas através desta ferramenta você precisa cadastrar-se e configurar o acompanhamento do Google no seu site. Veja como fazer:
- Crie sua conta ou faça o login no Google Analytics.
- Vá até a aba Administrador:
- Em propriedade, vá até a opção informações de acompanhamento;
- Clique em código de acompanhamento.
Será fornecida diversas opções de código de rastreamento, seja para implementação via HTML, PHP ou ID de acompanhamento para inserir em plugins como o Yoast.
A maneira mais fácil de instalar é utilizando um plugin de SEO e acompanhamento, assim, apenas precisará copiar o ID.
Para fins de configurar o acompanhamento, sugerimos o plugin gratuito Google Analytics by YOAST. Ele pode ser configurado da seguinte maneira:
- Instale o plugin na plataforma;
- Após instalar o plugin, clique na opção da barra lateral esquerda ANALYTICS.
- Na aba Configurações/GERAL, insira o código manualmente (id acompanhamento).
Agora, basta acessar o seu analytics e conferir as estatísticas e informações.
Como avalio o retorno do meu investimento (ROI) em anúncios no Google?
Alguns aspectos podem ser bem avaliados para que você perceba se a sua campanha foi concluída com sucesso. Primeiramente, acompanhe as conversões da sua empresa com as tag de acompanhamento de conversões.
Configure em seu site e comece acompanhar as métricas precisas para perceber o retorno do seu investimento – isso inclui: os números das conversões de leads, custo e a taxa de cada uma, além de avaliar os dados por meio das palavras-chave e com base na sua página.
Agora que você já está por dentro da importância de sua empresa aparecer no Google.
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