Utilizar o e-mail marketing para aumentar as vendas é uma válvula de escape de muito empreendedor digital. Em média, cerca de 1% da lista de contatos alvos de um funil de vendas de e-mail marketing compram o produto/serviço oferecido.

e-mail marketing

Descubra como fazer e-mail marketing efetivo e aumentar as vendas do seu negócio

Acontece que muitos empreendedores estão deixando de ganhar dinheiro e atingir o potencial marketing da ferramenta, e isso pode ser resolvido com 08 dicas importantes sobre e-mail marketing.

Use o E-mail marketing para aumentar as vendas em 7 dicas

Não apele!

O e-mail marketing conversivo precisa ser sutil. Não busque desesperadamente vender algo para o receptor, pelo contrário, conduza-o de maneira informativa.

Inclusive, durante o conteúdo, evite qualquer comando de venda ou apelativo, isso aumenta a taxa de rejeição de compra e ativa as “defesas” dos leitores.

Crie um assunto interessante

O assunto de um e-mail marketing para aumentar as vendas é o responsável principal pela taxa de cliques e aberturas. O receptor olhará o assunto e, se não for atraído por ele, seu e-mail sequer será aberto.

Vou começar pelo o que você não deve fazer:

  • Anúncio de propaganda, por exemplo: 30% de desconto, compre agora ou enunciados do gênero;
  • Deixar assunto em branco, jamais!
  • Colocar qualquer título.
  • Por um assunto muito genérico.

Então, como criar o assunto do e-mail marketing?

  • Tenha uma promessa especifica e que realmente será cumprida.
  • Busque tornar o assunto intrigante.
  • O assunto deve ser curto.

Por exemplo: E-mail marketing que vende em apenas 5 passos – é possível?

O assunto é intrigante, traz uma promessa e ao mesmo tempo é curto e especifico.

e-mail marketing para aumentar as vendas

Aprenda como escrever um e-mail marketing que converta e seja aberto pelos leitores

Venda é consequência

A venda através do e-mail marketing é consequência do conteúdo que você produz.

Busque trazer algo de valor para o receptor e instigar suas vontades, medos, preocupações, desejos, mas não tratando do seu produto.

Pense da seguinte maneira: seu e-mail marketing precisa apresentar uma situação de preocupação para o leitor, mostrar o grau de importância na sua vida, demonstrar o que ele ganha resolvendo este problema e finalmente tratar da solução.

Seu produto/serviço não deve ser o foco do e-mail marketing.

Conteúdo do E-mail Marketing

Temos visto como a maneira mais efetiva de conversão em e-mail marketing a utilização da fórmula AIDCA.

A = Atenção

I = Interesse

D = Desejo

C = Credibilidade

A = Ação

Atenção: O primeiro passo do conteúdo é chamar a atenção do leitor, por isso, comece com um fato importante, pergunta retórica ou algo que irá prender sua atenção e desejar permanecer a leitura.

Interesse: Busque despertar o interesse do leitor. Contar fatos curiosos, cases de pessoas e até mesmo impactos imediatos de resultados.

Desejo: Aqui está um do erros mais comuns. Os inexperientes em persuasão acabam por tentar despertar o desejo no produto/serviço oferecido. O desejo deve ser de encontrar uma solução, por isso trabalhe os medos, aspirações, vontades, impulsos, emoções, entre outros. O objetivo é fazer o leitor perceber que tem um problema e que precisa de uma solução.

Credibilidade: Não basta falar, é preciso mostrar! Para tornar suas palavras criveis apresente dados, constatações, estudos, cases. Isso tudo fará com que o leitor acredite em você, inclusive no momento que disser que um determinado produto é de qualidade.

Ação: A ação é o seu objetivo, ou seja, o que você quer? Um exemplo pode ser: clique no link e conheça a solução para o problema!

Cuidado com o Spam

Este é um dos pontos cruciais em um e-mail marketing: trabalha-lo para não ser barrado como spam.

Lembre-se, caso seu e-mail caia na caixa de spam, todo seu esforço foi em vão.

Veja algumas dicas para melhorar o seu percentual de e-mails marketing enviados:

  • Evite termos que podem ser vistos como propagandas, por exemplo, compre, oferta, grátis, ganhe agora, descontos e etc.
  • Evite utilização de Javascript, CSS e Style. Seu e-mail deve ser em html.
  • Coloque atributo ALT nas imagens,
  • Deixe de lado a utilização de opt-in, aquelas famosas caixinhas de (receba ofertas/promoções/novidades e etc).
  • Utilize ferramentas específicas de e-mail marketing;

Estas práticas permitirão que você diminua drasticamente a quantidade de e-mail marketing marcado como spam e aumente os ganhos da sua empresa.

Escolha os tipos de e-mail marketing corretos

É importante delinear objetivos específicos e saber escolher o tipo de e-mail marketing para aumentar as vendas.

Hoje, utilizamos newsletter, e-mail promocional e e-mail transacional. Conheça tudo sobre os tipos de e-mails marketing através do nosso conteúdo exclusivos.

Faça e-mail marketing relacional

Vender é bom! Mas, se você realmente deseja manter seu público-alvo comprando, o e-mail relacional é fundamental.

O e-mail marketing relacional consiste em manter contato com o cliente, oferecendo conteúdos interessantes e sem vender algo. É apenas para manter o contato, criar um relacionamento e prepara-lo para estar sempre aberto as suas ofertas.

Este e-mail pode ser mais pessoal, pequeno, como é o caso de dicas sobre X coisa.

Acha que terá dificuldade para utilizar o seu e-mail marketing para aumentar as vendas? Converter seus visitantes em compradores? Aumentar seu tráfego? E se você pudesse receber um auxílio grátis? Isso mesmo!

Estou disposto a ajuda-lo gratuitamente! Mas para isso você precisa me pedir, por isso, peça sua consultoria gratuita. Agende uma reunião conosco que ajudaremos você no e-mail marketing do seu negócio!

Equipe Nextt

Somos um time dedicado a levar você para o próximo nível, o passo seguinte, um degrau acima, ao infinito e além. Somos Nextt

Compartilhe