O Marketing de Conteúdo é uma das ferramentas mais eficazes do Marketing Digital pois serve para atingir potenciais clientes com o objetivo de desenvolver um relacionamento mais duradouro e gerar conversões. Então é indispensável que você saiba como construir um conteúdo para funil de vendas de forma congruente e sutil.
O consumidor se move por meio de um processo de tomada de decisão. Portanto um descuido em qualquer uma das fases do funil de vendas e todo o trabalho para conquistar clientes e fechar vendas pode desmoronar.
O marketing de conteúdo funciona quando a pessoa certa, no momento certo recebe a mensagem certa que a faz despertar o interesse e ela começa a enxergar a oportunidade de vendas. Manter um conteúdo de qualidade em todas as etapas do funil de vendas não é uma maratona e sim um conjunto de mini corridas com um única meta no final.
Portanto é importante entregar valor ao seu conteúdo, distribuir conhecimento em cada fase do funil de vendas para que cada informação chegue no momento certo para o consumidor. O grande desafio é alinhar o conteúdo às necessidades que o público alvo tem em cada fase do funil de vendas.
Entendendo o conceito de funil de vendas e a importância de ter conteúdo alinhado!
O funil de vendas é uma estratégia com várias fases que mostra a jornada de um visitante até ele se transformar em lead(contato), cliente, comprador e fã de sua marca. E é apresentado na forma de funil (do topo mais largo até a base menor).
Tudo bem que a entrada do visitante vai ser sempre maior do que a saída quando ocorre a conversão mas se você ainda não está convencido veja 5 vantagens do funil de vendas.
É importante ressaltar que para cada etapa do funil de vendas, o consumidor se comporta e pensa de maneira diferente. Por isso que é fundamental orientar a confecção de conteúdo para cada uma dessas fases.
Saber que tipo de informação e conteúdo (ebooks, tutoriais, artigos, webinars, slides de apresentação, post em formato de listas etc) possuem mais eficiência para conversar com os potenciais clientes em cada etapa do funil é fundamental para qualquer tipo de negócio.
Mas para que o funil de vendas aconteça e de fato resulte em conversão, o conteúdo precisa ser muito bem trabalhado em cada fase. Para os principais tipos de conteúdo que devem ser utilizados para cada fase do funil de vendas, será preciso uma estratégia eficiente!
Lembre-se, quanto maior conhecimento sua empresa tiver das necessidades, dores, desejos de cada tipo de cliente em potencial, mais chances de conversão o seu conteúdo terá. Por isso, o funil de vendas precisa ser focado em sua persona e jamais deve ser muito abrangente.
Agora iremos falar mais especificamente do conteúdo para funil de vendas em cada uma das fases!
Conteúdo para funil de vendas, o Topo ou entrada – A descoberta e o interesse
O topo ou entrada do funil é a maior parte e representa o conteúdo de atração, o primeiro contato e relacionamento entre o visitante e sua marca. Os usuários nessa fase acabaram no seu site por meio de resultados de pesquisas no Google, posts em redes sociais.
Nessa fase, o visitante é um suspect (qualquer pessoa que se encaixe no perfil para o seu nicho de mercado, mas não tomou nenhuma ação ainda). Nessa fase, o melhor conteúdo para funil de vendas são os posts em redes em sociais, artigos em blogs, infográficos, vídeos e gráficos.
É o momento que você precisa atrair novos olhares, envolver os visitantes, portanto o conteúdo precisa ser fácil de diferir, leve e compartilhável. É uma espécie de aperitivo do conteúdo para o funil de vendas, é a fase de entrada no processo! Aqui, também é interessante o trabalho de presença online. Neste artigo já mostramos um pouco deste processo!
E a partir daí, você precisa atrair o seu público e direcioná-lo para as próximas etapas oferecendo um material com mais conteúdo um e-book gratuito em troca de um preenchimento de formulário.
Aqui, o conteúdo precisa ser trabalhado com o intuito de atrair. Por isso, os conteúdos precisam ser feito com uma forma mais atrativa, sem tanto aprofundamento e de uma maneira que de fato chame a atenção das pessoas!
Conteúdo para funil de vendas, o meio – A consideração e a intenção
Quando o visitante fornece informações em troca de mais conteúdo, eles se tornam leads ou prospects. Essas pessoas se encaixam no perfil do consumidor e demonstram intenção de compra. Portanto, o esforço aqui é realizar a nutrição de leads para vender mais. É importante observar, conhecer mais e oferecer materiais com conteúdo mais qualificado, útil, relevante e oportuno para cada tipo de visitante. Neste ponto o conteúdo para funil de vendas precisa ser específico e ir afunilando em direção ao topo.
Você precisa encaminhar os leads para base do funil para que ele se aproxime ainda mais da venda final. É o momento de estabelecer mais confiança e entregar um conteúdo mais centrado no produto, pois ele já sabe o que precisa, suas necessidades e procura por opções para solucionar seus problemas.
Você deveria ler também sobre 4 passos para elevar a geração de leads. Mas os conteúdos que possuem maior eficácia nessa fase são: ebooks, whitepapers, manuais, guias, vídeo-aulas, tutoriais, templates, webinars, posts exclusivos em blogs, eventos (presenciais e online), e-mails personalizados, newsletters e materiais educativos.
É um ótimo momento para usar landing pages como porta de entrada para o seu conteúdo para coletar mais informações e ganhar mais confiança dos seus clientes em potencial. Aqui o conceito precisa ser de engajamento, de relacionamento. É o momento onde temos um maior impacto e estamos preparando o terreno para futuramente efetuar a venda!
Fundo do funil: As oportunidades, a avaliação e a compra
Nessa fase, seu lead está muito mais qualificado e mais perto de ser tornar um cliente do seu negócio. No estágio final, o conteúdo fornecido precisa desenvolver ainda mais a credibilidade e a confiança com o cliente, mas também deve se comunicar com urgência e apresentar as funcionalidades e os benefícios de suas ofertas, serviços e produtos.
O conteúdo para funil de vendas para o fundo precisa permitir preencher as lacunas e dúvidas existentes na mente do consumidor para que ele feche a compra. Os melhores tipos de conteúdo para essa etapa são: depoimentos, estudos de caso de sucesso, pesquisas de mercado, tutorias, vídeos, análises comparativas e guias.
Aqui, o conteúdo para funil de vendas precisa ser mais denso, aqueles com foco em conversão são os mais indicados. Também é interessante usar diferentes meios para ter melhores resultados. Seja e-mail marketing, grupos ou qualquer forma de comunicação mais estreita.
O funil de vendas é poderoso aliado para qualquer tipo de negócio. Quando você entende que tipo de conteúdo personalizado e único deve criar para atender as necessidades de cada etapa, seu negócio vai conseguir converter mais clientes de maneira mais assertiva.
Se você já está pronto para construir o seu funil de vendas mas ainda possui dúvidas sobre como escolher e produzir conteúdos específicos para cada etapa, fale comigo. Peça uma consultoria gratuita e te mostrarei o caminho certo para fazer estruturar um funil de vendas que traga resultados expressivos para sua empresa.
Somos um time dedicado a levar você para o próximo nível, o passo seguinte, um degrau acima, ao infinito e além. Somos Nextt