As vendas deixaram de ser apenas pedidos de compras e envio de produtos, hoje, para conseguir aumentar as vendas você precisa de uma estratégia de vendas completa, analisando todos os estágios da jornada de compra.

 

Estrategia de vendas

 

O que é possível observar em centenas de negócios fadados ao insucesso é a falta de uma estratégia de vendas completa, ou seja, são apenas “fragmentos” ou pequenos estágios da venda que acabam por impedir uma alta taxa de conversão e aumento do faturamento da empresa.

E o que fazer nestes casos? Como garantir que o seu negócio tenha estratégias de vendas completas, observando todos os estágios da compra do consumidor e obtendo um maior número de vendas de produtos ou serviços?

A resposta é: criando uma estratégia de vendas completa e, ao mesmo tempo, organizada!

A organização é tudo no desenvolvimento da estratégia, por isso, confira como montar uma estratégia de vendas online de produtos e serviços que garantirá o bom resultado das suas vendas permanentemente.

7 Passos para ter uma estratégia de vendas completa e eficiente.

Plano de marketing e ação de vendas

Plano de marketing e acao de vendas

 

O plano de marketing e ação é um documento, podendo ser no excel ou ferramentas específicas (muitas online e gratuitas) que irá descrever todo o seu processo de vendas online, como funcionará, inclusive com o cronograma de vendas e ações.

Assim, a sua estratégia de vendas inicia pelo planejamento de marketing e ações. Selecionei os pontos importantes que devem conter no seu planejamento:

  • Desenvolvimento do site (caso ainda não possua);
  • Persona ou público alvo do seu negócio;
  • Resumo do serviço e produto;
  • Setores e funções na empresa;
  • Pauta de conteúdo do blog;
  • Pauta de conteúdo das redes sociais;
  • Jornada da compra do seu cliente e o funil de vendas;
  • Cronograma para cada ação a ser realizada, juntamente com o responsável por executá-la;
  • Carta de vendas do produto;
  • Preço e aspectos financeiros;
  • Canais que serão utilizados para o marketing e vendas do produto/serviço;
  • Estratégia de venda: Atraindo clientes interessados

A estratégia online com maior poder de atração e vendas é a de: inbound marketing ou marketing de conteúdo. Uma boa estratégia de vendas deve, obrigatoriamente, atrair potenciais clientes para a “vitrine” da empresa.

O inbound marketing se baseia em atrair pessoas interessadas através de conteúdos, e-books, infográficos, vídeos e até mesmo publicações em redes sociais.

Os assuntos dos conteúdos devem ser pensados cuidadosamente para direcionar o visitante/potencial cliente pelo funil de vendas.

Ainda, não é qualquer conteúdo que pode ser produzido, é preciso avaliar as buscas dos interessados e descobrir as palavras chaves buscadas, para isso, utilize o planejador de palavra chaves.

Busque estruturar os conteúdos de acordo com os interesses do seu público alvo, distribuindo em um funil de marketing:

  • Topo: conteúdos genéricos sobre o assunto;
  • Meio: conteúdos mais específicos que demonstram um problema enfrentado pelo cliente;
  • Fundo: conteúdos ricos que trazem parte da solução (seu produto é a solução total);
    Jornada da compra

Uma estratégia de vendas completa precisa observar a jornada de compra do cliente. Esta jornada de compra precisa ser observada juntamente com o funil de vendas acima descrito.

A jornada da compra é o processo que todas os consumidores passam até adquirir um produto, ela se resume em:

Aprendizagem/descoberta > Reconhecimento de um problema > Consideração de uma solução > Decisão de compra.

Quando a sua estratégia consegue preencher todas as etapas da jornada da compra, a taxa de conversão e o aumento das vendas acontece imediatamente.

É comum, empresas perceberem o aumento de até 15% das vendas apenas ao readequar o seu planejamento de vendas à jornada de compra do consumidor.

No plano de ação de vendas separe as estratégias/ações que serão realizadas em cada momento para atingir o sucesso na etapa.

Como vender todos os dias para os seus consumidores

 

Como vender todos os dias

 

Para uma estratégia de vendas estar completa é preciso vender “todos os dias”, concorda? E existe alguma forma de fazer isso? A resposta é, praticamente!

Através da automação de marketing e utilização de e-mail marketing para auxiliar nas campanhas de vendas é possível atingir vendas todos os dias, dependendo do seu fluxo de visitantes no site.

Para isso, você irá nutrir seus leads (visitantes que fornecerem seus dados por terem interesse na sua isca digital). Estes visitantes que forneceram e-mail e demais informações na sua landing page (página de captura) irão receber uma sequência de e-mails previamente desenvolvida para serem conduzidos até a compra.

Assim, você sempre terá clientes comprando seus produtos.

Esta estratégia traz um alto poder de conversão, chegando a atingir percentuais acima de 10% de compradores.

Agora, imagine você, com um tráfego de 20 mil visitantes mês no seu site/blog e, que destes 20 mil, 3 mil (15%) fornecem o e-mail pela sua isca digital. Isso geraria, provavelmente, acima de 5 vendas diárias. Isso, “sem fazer nada”, pois tudo estará automatizado, os envios dos e-mails, sistemas de pagamento, entre outros fatores. O custo é baixo! Como funciona? Agende uma consulta GRATUITA aqui!

Fidelizar para vender novamente

Vender para um consumidor que já é cliente da empresa é 3x menos custoso, segundo dados de pesquisa. Isso acontece justamente por já ter tido uma experiência positiva e, ao mesmo tempo, possuir menos objeções de compra.

Mas como fidelizar um cliente?

A sua estratégia de vendas completa deve possuir pontos de fidelização, dentre as possibilidades mais comuns estão:

  • Pós vendas eficiente;
  • Clube de descontos;
  • Ofertas especiais para quem já é cliente;
  • Permanecer em contato;
  • Brindes especiais;
  • Remarketing (no caso do marketing online);

Lembre-se, a melhor maneira de fidelizar um cliente é através de uma boa experiência com a marca. Foque seus esforços em propiciar um ambiente e relação agradável com o seu consumidor, sempre resolvendo os problemas e mantendo contato, isso irá fidelizar em 70% das vezes.

Venda acessória

Todo plano de vendas para ser considerado efetivo precisa vender mais do que se espera. A venda acessória é uma forma de aumentar imediatamente as suas vendas! Como fazer isso?

Através das vendas online você saberá exatamente o que o seu cliente comprou e, ao mesmo tempo, poderá manter o contato através de e-mails. Afinal, quando um consumidor adquire um produto online, o mesmo informa seu e-mail e autoriza receber e-mails, já que está no aguardo da confirmação da compra.

Assim, você pode iniciar um processo de venda acessória daquele produto comprado inicialmente.

Pense da seguinte maneira: Ao comprar um DVD automotivo, pode-se oferecer alto falantes em promoção, módulo, entre outros produtos. É provável que seja adquirido, já que irá aproveitar o frete e terá um desconto excelente por estar comprando junto.

Pós venda

 

Pós venda

 

O pós venda serve tanto para fidelizar o cliente como uma forma de aumentar a autoridade da marca. Hoje, com a falha na prestação de serviços e péssimo atendimento ao cliente se tornando cada vez mais comuns, as empresas com um pós venda efetivo e formas de contatos imediatas estão ganhando o mercado.

Assim, contemple na sua estratégia de vendas um atendimento online, telefone de contato, perfil em redes sociais e um e-mail, isso será suficiente para que o consumidor retire todas suas dúvidas e aumente a quantidade de produtos vendidos.

Um erro comum das empresas é dar pouca “autonomia” para os responsáveis pelo pós venda, impedindo que realmente consigam resolver os problemas dos consumidores. Se este for o caso do seu negócio, repense!

 

Estrategia de vendas

 

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