Você já ouviu falar em personas? Buyer personas? Estes são conceitos que todo empresário precisa saber, principalmente quem trabalha com vendas online. Veja a seguir como criar uma persona ideal para o seu negócio.

Caracterizar a persona do seu negócio significa obter informações valiosas para trabalhar no processo de venda e até mesmo desenvolvimento do produto, o que pode aumentar em até 174% a sua conversão de compras.

Lembre-se: “informação vale ouro”.

Embora possa parecer “simples” criar uma persona, fazer isto da forma correta é complexo, exige tempo, planejamento e pesquisa, muita pesquisa. Para ajuda-lo vamos ensinar exatamente como criar a persona do seu negócio.

O que são personas e por que criar

Personas podem ser consideradas representações visuais e especificas de um consumidor “perfeito” para o seu produto. Podemos dizer que o consumidor ideal é aquele que o perfil mais se adequa ao buscado pelo seu produto.

Um exemplo clássico: Video games terão como público alvo o público mais novo, diferente de vitrolas que costumam ser compradas por pessoas de mais idade.

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Talvez você esteja se perguntando: vale a pena “gastar tempo” criando personas? Sim! Vale.

Por que criar uma persona?

Você já deve ter ouvido a famosa frase: “informação vale ouro”. No processo de desenvolvimento de produto e vendas a informação permite prever objeções, utilizar a linguagem correta e até mesmo desenvolver um planejamento de vendas dobrando, ou até triplicando, o seu faturamento.

Estrutura para criar uma persona ideal

A estrutura de uma persona é, basicamente, as informações que você precisa para montá-la. Mas quais são? Para facilitar o desenvolvimento da sua buyer persona (comprador ideal), dividimos em 9 pequenos blocos de informações:

Nome – Profissão – Sexo – Idade

Pode não parecer sério mas para criar uma persona ideal você deve lhe dar um nome, estabelecer o sexo, idade e claro, o cargo que desempenha. É importante que você desenvolva pessoas que costumam apresentar interesse no seu produto, por isso a necessidade de fazer pesquisas.

Juntamente com a suposta profissão, descreva qual é o grau de potencial econômico e poder de compra da pessoa. Por exemplo:

1.Administrador de empresa
2.Renda média mensal X
3.Responsável direto por decisões de compra.

Fatores Básicos

Além do descrito acima, terão outros fatores básicos que distinguirão sua persona ideal para as demais, dentre eles está à localização, estado civil, gostos, desgostos, entre outros.

Basta analisar os seus dados de vendas que rapidamente perceberá a diferença de quantidade de compras em uma determinada região para outra. Com este dado poderá criar campanhas segmentadas e investir mais na região com potencial de compra maior.

Histórico Profissional e Pessoal

O histórico profissional e pessoal irá lhe trazer a noção de como deve abordar o potencial cliente e até mesmo a linguagem. Dentre as informações relevantes estão às experiências profissionais, estudos, conhecimentos em áreas específicas desenvolvidas, hobbys, atividades no tempo livre.

Como a Persona se Porta Frente ao seu Produto

Este é um dos pontos mais importantes a ser estudado sobre a buyer persona, pois irá repercutir diretamente nas estratégias de conversão. Quando o seu produto é apresentado para as pessoas, como são as reações? Atitudes tomadas?

Quão Confortável com a Compra Online a Persona Está?

Um dos erros mais comuns em criar uma persona ideal é deixar de lado a experiência quanto às compras online. Embora as vendas online tenham se tornado “comum/usual”, ainda existem pessoas que se sentem desconfortáveis em realiza-las.

Avalie se o seu público alvo está confortável com esta modalidade de compra, caso contrário, pode ser útil desenvolver uma “campanha” ou mudar a carta de vendas para trazer mais credibilidade, segurança e confiabilidade. Pode ser este o motivo impeditivo do sucesso do seu negócio.

Onde Buscar Informações

O motivo de saber os locais/mídias que a sua persona busca informação é evidente: para saber onde você deve lançar as campanhas, anunciar e encontrar seus compradores.

Nas vendas online a busca por informações costumam ocorrer principalmente no Google, Redes Sociais (Facebook + Youtube mais acessadas), fóruns de discussões.

Descreva os locais mais utilizados para buscar informações pela sua persona.

Objetivos da Persona

A compra de produtos ocorre, normalmente, com a finalidade de atingir um objetivo específico. Por exemplo, a compra de um software de gestão de empresas tem como foco auxiliar na administração, pois o objetivo é (levar a empresa ao sucesso, ter mais tempo livre, ganhar mais, entre outros possíveis).

Faça uma relação dos principais objetivos da sua persona, não se esquecendo de dar ênfase àqueles que o seu produto pode auxiliar.

O Que Falta Para Atingir os Objetivos

Outro fator chave que precisa estar presente na hora de criar uma persona ideal: O que está faltando para ela atingir o objetivo? Este pode ser um ótimo produto para disponibilizar no mercado.

Faça um estudo das dúvidas, pedidos de informações e busca por produtos. Isso irá permitir descobrir os objetivos, já que está em busca de algo para atingir um objetivo específico.

Quais as Objeções Frente ao Seu Produto

Passando ao seu produto, quais são as possíveis objeções dos clientes ao você oferece-lo? Preço? Credibilidade? Formas de pagamento? Desconhecimento da marca?

São diversas as objeções que podem ser apresentadas, elenque-as. Posteriormente poderá criar um pré-roteiro para dirimir as objeções antes da venda e aumentar a taxa de conversão.

Respondendo todas estas questões você terá criado a sua persona e acredite, será de grande valia para melhorar o seu relacionamento com o cliente e aumentar a taxa de conversão de clientes novos.

Se você já está seguro do seu público alvo, e também já sabe criar uma persona ideal, está pronto para planejar a estratégia de vendas para seus consumidores. Para isso podemos lhe ajudar, peça uma consultoria gratuita e vamos lhe mostrar como um persona bem construída é o primeiro passo para aumentar seus resultados em vendas.

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