Quando você cria um site ou blog para sua empresa, uma de suas preocupações deve ser o chamado tráfego qualificado. Mas o que é isso? O tráfego qualificado é composto pelos visitantes que estão realmente interessados em adquirir o produto ou serviço que você tem a oferecer, através de ferramentas de busca como o Google.

Agora iremos te dar algumas dicas de como estabelecer ações para aumentar o tráfego qualificado do seu site ou blog.

Palavras-chave, a base para o tráfego qualificado!

 

Palavras-chave

 

Ser o que as pessoas estão procurando. Esta é a base para quem quer vender mais, não é? Em primeiro lugar, foco nas chamadas palavras-chave de cauda longa, que são termos e frases relacionadas ao produto que devem estar em seus posts. Ao invés de usar apenas uma palavra, você usa uma frase.

Por exemplo, se você vende produtos de beleza em seu site, ao invés de usar apenas a palavra “shampoo”, procure diversificar: “shampoo para cabelos oleosos”, “shampoo para cabelos finos”, “shampoo para cabelos grisalhos”, e assim por diante.

Esteja certo de que seu site ou blog tem todas as palavras-chave relevantes, tornando mais fácil para que o visitante encontre seu conteúdo, mesmo que isso inclua palavras-chave curtas ou longas.

Além disso, é muito importante fazer um estudo profundo de seu público alvo, para ter noção de quais são suas principais pesquisas. Isso fará com que você receba em seu site muito mais pessoas que tem interesse real no que você pode oferecer!

Promova seu conteúdo e seu site!

 

promover posts

 

Usar suas listas de e-mail para promover posts do seu blog ou site pode não ser o foco principal do seu e-mail marketing, mas é importante incluir um link ou dois para que o receptor e potencial comprador chegue até os posts – isso pode aumentar o tráfego qualificado, o número de novos contatos (leads) e, finalmente, as vendas.

Em sistemas de busca como o Google, faz muita diferença a qualidade do título usado em posts. O título é o que vai atrair público para a “porta” da sua empresa, especialmente se você compartilha posts de seu blog ou site em redes sociais. Esteja certo de que seu título atrai o interesse e expõe de primeira o benefício para seus leitores (e futuros consumidores).

Dentro de um post sobre um produto, inclua links para outros posts do blog ou site que seus leitores possam considerar úteis. Isso é ótimo para aumentar o tempo de permanência no site.

Se possível, consiga inserir posts especiais em blogs e sites relevantes do seu nicho. Voltando ao exemplo dos produtos de beleza: contribuir com posts em sites relevantes e de credibilidade sobre seu nicho vai gerar muitas visitas que vão melhorar o tráfego qualificado.

Se você está aprendendo agora a otimizar seus posts, não deixe de aplicar o novo conhecimento aos posts antigos. Visite o que já foi publicado e melhore os títulos, as palavras-chave (troque as de uma palavra pelas de cauda-longa), etc.

Imagine que um visitante quer saber mais sobre determinado produto ou serviço e começa a buscar em seu site outras informações, mas só encontra posts desatualizados, mal escritos, bem diferentes dos seus posts atuais. Isso só vai prejudicar o tráfego qualificado do seu blog/site!

Quem não é visto…

Outro fator relevante é estabelecer um número razoável de posts por semana. Exagerar nas postagens pode fazer com que ninguém consiga acompanhar enquanto postar com grandes intervalos de tempo causa o que o velho ditado já avisava: “quem não é visto, não é lembrado”. Encontrar seu número mágico de postagens semanais pode ser um caso de tentativa e erro, mas é preciso manter o foco no conteúdo relevante e atual.

E não esqueça de divulgar suas atualizações em suas páginas nas redes sociais. Coloque um pequeno trecho do post para atrair os interessados e distribua links para seu site ou blog pelas páginas da rede social que você utiliza. No Facebook, por exemplo, insira links nas descrições de fotos, na descrição da própria página, claro e sempre que considerar relevante.

Sempre que citar alguém interessante em seus posts, coloque a fonte dessa citação. Por exemplo, citou um tweet de um profissional do seu nicho que tem a ver com o produto ou serviço que oferece? Coloque o tweet ali de forma que a conta dessa fonte no Twitter seja acessível para os leitores.

Mantenha sua identidade e você terá tráfego qualificado!

 

Como conseguir tráfego

 

Na internet, o que é certo e errado mudam com muita frequência e você não precisa fazer o que todo mundo está fazendo. Estude os dados de tráfego do seu site ou blog e foque sua energia nas áreas que dão certo para você.

Também, é importante construir pontes com outras pessoas e empresas que trabalham no mesmo nicho que você – parece um clichê dizer isso, mas construir bons relacionamentos com outros empreendedores pode trazer mais visitantes para seu site que já estão interessados nos produtos e serviços que você oferece.

Alias, uma coisa é certa: Mantenha seu blog ou site organizado, selecionando o conteúdo em categorias que vão ajudar o visitante e encontrar o que procura quando já está lá e também melhorar sua posição nas ferramentas de busca como o Google.

Mas muito mais do que apenas otimizar ao máximo seu conteúdo, você precisa se preocupar com a qualidade do mesmo. lembre-se que quem compra, quem interage e faz sua marca crescer, é o consumidor e não os mecanismos de busca. Portanto, seu conteúdo pode sim ser otimizado para atrair tráfego qualificado, mas desde que isso não gere uma experiência ruim para o usuário.

Se tiver que optar entre um artigo altamente otimizado e um com conteúdo de fato relevante, de fácil compreensão e leitura, sempre fique com o segundo!

O tráfego qualificado é o grande diferencial para sua empresa, pois ele é a base de entrada de novos clientes. Investir nisso é o segredo para vender mais usando a internet!

Se você quer conhecer mais sobre o processo de vendas tendo como base a web, veja este e-book gratuito com 5 passos práticos para vender mais utilizando a internet!

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