Realizar vendas online pode ser o caminho para a realização do sonho de muitos empresários, seja em razão do baixo investimento, custo ou até mesmo comodidade. E será que é tão simples?

Quais são as verdades sobre esta “nova” modalidade de trabalho que cada vez tem chamado mais a atenção?

Para quem está em busca de trabalhar com vendas online criamos este conteúdo com algumas verdades sobre as vendas na internet, boas e ruins. Isso mesmo, trataremos dos aspectos positivos e negativos para que você esteja ciente do que pode realmente obter trabalhando com as vendas na internet. Confira!

  1. A concorrência nas vendas online é alta

Acredita que a concorrência na sua região é alta? Então, na internet não é diferente. Isso mesmo, existe uma forte concorrência para praticamente todos os produtos e serviços disponibilizados para vendas online.

O que acontece é que, devido a alta demanda de pessoas que compram online, consegue-se ter bons resultados, desde que, trabalhando corretamente.

Por isso, se lhe disserem que na internet a concorrência é menor, duvide, porque para cada produto você encontrará milhares de concorrentes. Sim, com um bom trabalho é possível vender muito e faturar bem, contudo, a concorrência existe e é forte.

vendas online

  1. Guerra de preços é frequente

Comparar valores de produtos ou serviços exatamente iguais demora menos que minutos, então já é possível imaginar a frequência da guerra de preços, não é?

Ainda, comparadores de preço acentuam ainda mais esta disputa, em outras palavras, a sua margem de lucro para ganhar mercado pode ser menor do que a cobrada em um estabelecimento físico da sua região, claro, em compensação terá menos gastos.

  1. O custo é baixo, mas existe

Vou iniciar a realizar vendas online porque não gasta!? Errado. É fato que trabalhar com as vendas na internet é menos custoso do que ter um negócio físico, exige poucos funcionários, gestão, aluguel, luz, água, telefone, marketing é mais barato, mas, sim, existe um custo e você precisa estar preparado para ele.

O custo para trabalhar com vendas neste método corresponde a toda a campanha de marketing digital que você terá de fazer para ter boas vendas e também a manutenção do site.

marketing digital

  1. Marketing digital é o diferencial para ganhar dinheiro e vender mais online

Um erro comum entre as empresas é se lançar na internet acreditando que ao criar um site e ter uma página será suficiente para efetuar vendas online.

Mais do que ter produto de qualidade e um site você precisa ser encontrado. São milhares de pessoas todos os dias navegando na internet e pasme, milhares de resultados apresentados à elas nas buscas, redes sociais, fóruns, entre tantas outras opções. A questão é: Elas apenas comprarão de você se tiverem contato com a sua empresa.

Por isso é importante que compreenda, sem uma boa estrutura de marketing digital a sua página irá efetuar 1, 2, talvez 5 vendas, e provavelmente ficará nisso. Caso deseje realmente obter sucesso nas vendas é preciso investir e trabalhar o marketing digital do seu negócio.

  1. O Google pode ser seu amigo ou inimigo: Você decide!

É fato, o Google é responsável pela maior concentração de visitantes (tráfego), e saber como trabalhar com ele é decisivo para que um negócio seja um sucesso.

E por que o Google pode ser seu inimigo?

A resposta é simples e tem 2 pontos:

  1. Porque ele pode dar preferência ao seu concorrente.
  2. Porque ele pode rebaixar você.

Empresas que aprendem e trabalham corretamente com o Google tendem a ter bons resultados, tanto na busca orgânica (SEO) quanto paga, pois conseguem ultrapassar os seus concorrentes e fazer vendas.

Contudo, cuidado com as práticas repugnadas pelo Google, ele poderá penalizar a sua empresa e dificilmente conseguirá retomar uma boa posição.

Escolha uma boa consultoria de marketing digital para vender mais e evite falsas promessas, isso garantirá o seu bom resultado.

  1. As vendas não acontecem por acaso

Todos os detalhes de um site e até mesmo a condução do visitante até a compra é previamente pensado, analisado, estruturado e trabalhado. Empresas que faturam muito dinheiro não vendem porque têm bons preços ou “sorte”, elas fizeram isso acontecer!

Para ser bem sucedido ao trabalhar com vendas online deve-se fazer um estudo da jornada da compra do consumidor, estruturar através do caminho a ser percorrido na internet, desde o canal de comunicação que virá o visitante até a condução da compra do produto, clique no botão, forma de pagamento, informações e etc.

Então, esqueça: “vendeu por sorte, acaso ou criou um site e já começou a vender”.

  1. Seus concorrentes te espionam

Na internet, os concorrentes estão sempre se espionando, seja para avaliar os pontos fortes e fracos ou encontrar motivos que levam a empresa a ter um aumento nas vendas.

Um dos motivos da existência desta “espionagem” é a possibilidade de utilizar dezenas de ferramentas para mensurar e obter dados dos sites, tráfego e demais fatores.

Além disso, análises visuais e até mesmo comparação dos produtos no site da empresa é simples de serem realizadas, aumentando ainda mais as analises pela concorrência.

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  1. Quase tudo é mensurável

Quando se trata de empresas online é possível mensurar praticamente todos os resultados, seja de campanhas patrocinadas como Adwords ou Facebook Ads, quanto tráfego de visitantes no site, visualizações, cliques em produtos, entre outros dados.

O próprio e-mail marketing é mensurável, pois permite saber quantas pessoas da lista de contatos recebeu o e-mail, abriu, clicou no link, comprou o produto, assinou formulário, pediu orçamento e etc.

Assim, basicamente todas as informações que você julgar importante para o seu negócio podem ser obtidas, desde a taxa de abertura de e-mail marketing até o ROI (retorno sobre investimento).

  1. Sua empresa pode vender online local ou regional

Muitas empresas deixam de vender online por acreditar que terão de trabalhar a nível nacional. A verdade é que se pode trabalhar de forma local, abrangendo a sua cidade ou região, inclusive, otimizando seus resultados para ela.

Os anúncios podem levar em consideração a região do visitante e até mesmo a sua otimização interna de conteúdos. Por exemplo, ao invés de desenvolver uma página web “instalação de ar condicionado” é possível criar a página “instalação de ar condicionado em Salvador”, isso irá trabalhar de forma local sua página e aparecerá, principalmente, para os moradores da região.

Caso você já atue com vendas online e estejam fracas, talvez o que esteja faltando é justamente focar no seu mercado local, o qual pode ter um bom potencial de compra e não está sendo aproveitado corretamente.

  1. Vendas online exigem trabalho

Trabalhar online permite automatizar uma série de processos, desde o sistema de pagamento até o envio de e-mail marketing, contudo, não é sinônimo de pouco trabalho.

O que acontece é que se tem uma diminuição de custos e quantidade de funcionários necessários para trabalhar com um negócio online, também, os esforços empregados tendem a ser em pontos diferentes do que em um negócio físico.

Por exemplo, em uma empresa, é preciso ter vendedores bem treinados, caixa, entre outras ocupações. Já nas vendas online você precisará se esforçar na parte de marketing e promoção da marca.

Uma das vantagens número 1 de trabalhar com as vendas online é estar vendendo 24 horas por dia, seu negócio não fecha, o que gera um aumento significativo no faturamento da empresa.

E agora que você sabe a verdade, com seus pros e contras, deseja imediatamente começar suas vendas online, mas não sabe por onde começar, peça uma consultoria gratuita e vamos lhe ensinar a vender mais utilizando a internet.

Equipe Nextt

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