Todos os dias recebemos perguntas sobre o que é inbound marketing e acredite, transformá-lo em um conceito prático e simples não é uma tarefa fácil.
Contudo, hoje vou fazer algo que não se encontra na internet e ensiná-los de forma prática, simples e objetiva. Principalmente, demonstrando como pode impactar nos lucros da sua empresa.
O inbound marketing, ou conhecido como novo marketing, é uma nova forma de “marketing online” que está ganhando adeptos, e não é para menos, oferece um ROI (Retorno Sobre Investimento) superior a 275%, algo realmente difícil de obter.
Então junto desta métrica, a primeira coisa que farei é lhe mostrar alguns dados sobre como isso pode influenciar no seu negócio:
Estatísticas do Inbound Marketing
- Mais de 80% das pessoas fazem buscas online;
- Empresas relatam que 57% dos contatos de clientes adquiridos vieram através do blog;
- 92% dos profissionais de marketing nos EUA afirmam que o inbound marketing é essencial para as empresas;
- 70% dos internautas clicam em links de busca orgânica e não em anúncios patrocinados;
- É 62% mais barato que Outbound Marketing;
- Retorno Sobre Investimento (ROI) é de 275%
Com estes dados você conseguirá chegar a uma conclusão simples: o inbound marketing é a solução perfeita de marketing para impactar positivamente o faturamento do seu negócio.
Pronto para conhecer o que é inbound marketing e como trabalha-lo no seu negócio?
O Que é Inbound Marketing
Quando você se perguntar o que é inbound marketing, pense que é qualquer técnica ou tática que tem como objetivo atrair a atenção de um determinado nicho, atingindo o seu interesse e não apenas a vontade de compra. Ao invés de tentar “empurrar” produtos e serviços, o inbound marketing objetiva conseguir o interesse das pessoas que, consequentemente, buscam pela empresa e tendem a comprar o produto posteriormente.
Em outras palavras, posso dizer que ao invés de buscar clientes, com o inbound marketing os clientes buscam pela empresa, e acredite, encontram!
Imagine a situação comigo, você está mais propenso a comprar um produto quando você está buscando por ele ou ao estar assistindo televisão em casa (por exemplo), aparece uma propaganda? Claro que a 1ª opção é a que gera mais vendas, e é por isso que o inbound marketing é tão espetacular, ele traz as pessoas interessadas no seu produto/serviço até você.
Diferença entre Inbound marketing e Outbound Marketing
Não basta saber o que é inbound marketing é preciso entender como ele se diferencia da antiga forma de fazer propaganda e o motivo de ter se tornado um verdadeiro sucesso!
No inbound marketing utiliza-se estratégias de compartilhamento e criação de materiais interessantes para o público-alvo, captando o seu interesse e fazendo a empresa autoridade no assunto.
Embora possa parecer “simples”, o inbound marketing é bem mais especifico do que o outbound. Isso porque você trabalhará o cliente em etapas, fases, a qual vai desde a atração até o momento de fidelização/relacionamento. Posso dizer, por experiência própria e relatos, o cliente se sente único e especial quando está dentro de uma estrutura de inbound.
Já o outbound marketing tem como foco oferecer, empurrar os serviços e produtos para as pessoas, são os famosos anúncios, telemarketing e até mesmo promotores de vendas. A estrutura para isso é maior e mais cara, sem contar o fato de ser menos efetiva.
Vale ressaltar, embora o outbound seja mais caro quando comparado ao inbound, ainda tem-se bons resultados, principalmente com a utilização de anúncios em rede de display.
Fases do Inbound Marketing
Se você é daqueles que precisa ver na prática para saber o que é inbound marketing, veja como ele funciona
A estratégia deste novo marketing é dividida em 4 etapas, observando o ciclo de compra do consumidor:
- Atrair;
- Converter;
- Fechar;
- Encantar;
Estas são as 4 etapas do inbound marketing, são toda a estrutura por trás de o que é o inbound marketing. Conheça cada uma:
Atrair
Gerar tráfego qualificado será a primeira etapa da estrutura do inbound. É importante conseguir o interesse das pessoas certas, aquelas que tendem a trazer lucratividade para a empresa, por isso deve ser construída a persona e como atingi-la.
Para gerar tráfego utilizo:
- Blog;
- Social Media;
- SEO;
- Conteúdos ricos;
Converter
Nesta etapa, o objetivo é converter os visitantes em leads. Ficou difícil de compreender? Prometi tornar o conteúdo sobre o que é inbound marekting prático e simples, então é isso que vou fazer, não se preocupe.
Lead é a pessoa que lhe fornece uma informação relevante, permitindo manter contato, relacionamento, “esquentando-o” até o momento de comprar seu produto.
Para conseguir captar as informações relevantes como nome, profissão, telefone e e-mail, utiliza-se nesta fase:
- Formulários;
- Calls-to-actions; (chamadas de ação)
- Lading pages; (páginas de captura)
Aprofundamos mais estes 3 aspectos em: Eleve a geração de leads da sua empresa em 4 passos diretos
O visitante apenas irá fornecer os dados se realmente for instigado e se sentir motivado para isso, assim, utilizar iscas digitais e materiais muito ricos para download são boas opções, como é o caso de ebooks, descontos e até mesmo vídeos.
Fechar
Você tem o que precisa para estabelecer um relacionamento com seu potencial cliente: contato + permissão de envio de conteúdo.
Agora é o momento de fazer o que chamo de nutrição de lead. Cerca de 50% dos leads qualificados de uma empresa não estão no momento ideal da compra e é provável que ainda não comprarão. Perceba, ainda, isso mesmo, eles provavelmente farão a compra, mas precisão ser nutridos até a fase/momento ideal.
A nutrição corresponde a uma sequencia de e-mails e conteúdos automatizados com materiais relacionados ao interesse do cliente, conduzindo-o, de forma planejada, até o momento da compra.
Utilizo nesta etapa:
- E-mail marketing;
- CRM;
- Workflows;
- Lead Scoring;
Encantar
Aqui reside o momento do relacionamento com o cliente, fidelizar e conseguir com que esteja sempre em contato com sua empresa, até mesmo fazendo publicidade boca a boca.
Pode-se utilizar:
- Social Media: Facebook, Twitter, Google +, Youtube, entre outros;
- E-mails relacionais;
Se você acredita que este é o caminho do sucesso, mas permaneceram dúvidas e deseja aprofundar mais o tema do inbound marketing aplicado aos seus negócios, peça uma Consultoria de Marketing Digital Gratuita. Nele vamos lhe fornecer dicas feitas sob medida para você ter mais resultados em vendas utilizando o marketing digital.
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