Toda invenção estrangeira, para pegar no Brasil, precisa ganhar uma nova roupagem. Foi assim com alguns dos nossos principais patrimônios culturais. Carnaval, criado na antiguidade, e futebol, inventado pelos ingleses oficialmente em 1863. Por que não seria com o inbound marketing no Brasil?

O inbound marketing foi criado nos Estados Unidos pela HubSpot, no ano de 2005. Desde que chegou ao Brasil, sofreu inúmeras adaptações.

Afinal de contas, realidades diferentes requerem estratégias diferentes. Neste artigo, vou te explicar quais são as diferenças relevantes para adaptar a produção de inbound marketing no Brasil.

Desde a criação da persona (te explicarei o que é uma persona), com costumes diferentes, até aspectos do cotidiano que influenciam a estratégia. Venha comigo!

Tempo de leitura: 4 minutos. Você vai ler sobre: Formação de persona, como é a persona brasileira, o que faz o brasileiro ser especial, especificidades do inbound marketing no nosso país.

 

Criação da persona.

Bom, uma das principais diferenças entre o inbound marketing e o outbound marketing está na identificação de perfil de cliente. O outbound fala de “público-alvo”, enquanto o inbound fala de “persona”.

 

Qual a diferença? Vou te dar um exemplo de cada um.

 

Público-alvo: Brasileiras, mulheres, funcionárias públicas, entre 25 e 35 anos, se interessam por concursos e têm uma renda mensal de R$ 3 mil a R$ 6 mil.

Persona: Viviane Almeida, nascida no Brasil, funcionária municipal de órgão de trânsito, 28 anos, se interessa por concursos porque quer trabalhar em outro órgão para ganhar mais do que a atual renda mensal, de R$ 5 mil.

Entendeu a especificidade?

Nesse caso, digamos que o serviço seja vídeo-aulas para concurso público. É possível que a persona, ou seja, Viviane, não exista na vida real. Mas ela representa quem você quer atrair.

Direcionar a estratégia para atrair a “persona” Viviane, sanando suas dores, é mais adequado do que imaginar que mulheres brasileiras entre 25 e 35 anos, além das características já citadas, sejam uma massa homogênea.

Uma persona de outro país, como os Estados Unidos, obviamente será diferente. O motivo é que nós, brasileiros, somos diferentes, vivemos uma realidade diferente e temos necessidades diferentes.

Para ficar no exemplo do serviço citado anteriormente: nos Estados Unidos não há prova para concurso público. As seleções começam na universidade e passam inclusive por entrega de currículo e teste de aptidão.

Os servidores nos EUA não têm estabilidade, podendo ser demitidos a qualquer hora. Por isso, o próprio serviço “vídeo-aula para concurseiros” não seria adequado em outros países. Assim como as dores aqui são diferentes.

“Por que nós, brasileiros, somos diferentes”

O tempo de estudo dedicado exclusivamente aos temas das provas também é diferente.

Bom, esse exemplo foi só para te dar uma ideia do quão importante é criar uma persona. E fazer essa persona ser o mais próximo da realidade dos clientes que você quer atingir.

Aí você me pergunta, “como fazer uma persona?”.

Boa pergunta!

Definindo uma persona no inbound marketing no Brasil!

Pense em como são os seus clientes. Anote tudo o que você acha que os encantariam. Não apenas pense na persona como consumidor, mas como alguém que se emociona, que se preocupa e que não consome apenas o que você oferece.

Se você já tiver um número razoável de clientes, dê a eles um formulário para ser preenchido. Com perguntas que levem a respostas esclarecedoras!

Uma boa empresa especializada em inbound marketing conhece todos esses processos.

“Não apenas pense na persona como consumidor, mas como alguém que se emociona, que se preocupa e que não consome apenas o que você oferece”

Uma empresa experiente no ramo consegue executar os processos com eficiência e rapidez. Além, claro, de fazer tudo isso por custo menor que uma equipe que inicia no ramo, pois não desperdiça recursos.

“Moro, num país tropical…”

É importante saber como são diferentes os comportamentos a depender do local em que se implementa o inbound marketing. Mas cuidado com os estereótipos!

Afinal, nem todo brasileiro tem um fusca, um violão, torce para o Flamengo ou é casado com uma Tereza. Como na letra de Jorge Bem Jor.

Cuidado com os estereótipos!

As informações relevantes para o inbound marketing são científicas! A palavra ciência vem do latim scientia, que quer dizer conhecimento.

Ou seja, são fruto de conhecimento, não de achismo. Por isso, preste atenção nessas estatísticas e dados.

– População do Brasil é de 206,08 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE de 2016. – Mais de 100 milhões de pessoas no Brasil acessam a internet, segundo a pesquisa TIC Domicílios 2015.
– Mais de 50 milhões de brasileiros compraram, pelo menos uma vez, algum produto na internet. 
– Brasileiros passam 4 horas conectados à internet de celular por dia, segundo a pesquisa MMA Mobile Report Brasil 2016.  
– Entre os principais momentos em que os brasileiros estão no celular, estão a hora do almoço, o momento de acordar e o momento de se deitar para dormir.

Todas essas dicas acima dão pistas de como a estratégia de inbound marketing pode atuar de maneira geral. Obviamente, por trás das diferenças do brasileiro com relação a outros povos, estão as diferenças regionais.

Afinal, o Brasil é um país muito grande! Não há somente um inbound marketing no Brasil. Há vários, cada região e estado tem sua peculiaridade! Por isso, conheça as razões para contratar uma agência de inbound marketing em Salvador ou em Fortaleza.

Equipe Nextt

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