O e-mail marketing em Fortaleza é um canal de comunicação essencial para atrair novos clientes e fidelizar os atuais
Você tem uma empresa aqui no Ceará? Então ela não pode deixar de aproveitar todos os benefícios que o e-mail marketing tem para oferecer. É uma forma de manter o seu cliente sempre por perto e estar sempre na memória dele.
Também é uma ótima forma de gerar leads e conquistar novos clientes. Usar esse recurso traz inúmeros benefícios e vamos saber agora como o e-mail marketing em Fortaleza pode ajudar o seu empreendimento a crescer!
O que é e-mail marketing?
O e-mail, apesar de ser um canal de comunicação bastante antigo se formos comparar os novos meios de marketing digital, é uma excelente ferramenta para a sua empresa. O e-mail marketing é um tipo de e-mail direcionado e segmentado de acordo com o objetivo da estratégia de marketing.
Por exemplo, se o seu objetivo é cuidar do seu cliente após a compra, o e-mail marketing é excelente. Outras opções são: engajar o público, educá-lo quanto ao seu produto, falar sobre a sua empresa, entre outros. Traçar um planejamento é o primeiro passo para começar a sua campanha com e-mail marketing.
Como usar o e-mail marketing?
Muitas empresas deixaram de usar essa importante ferramenta de comunicação ou, quando usam, o fazem da forma errada e podem até cair na caixa de spam. O ideal é que o e-mail vá para alguém só depois que ela aceita, dá permissão para recebê-los. Do contrário, acabam se tornando inoportunos.
O primeiro passo para usar o e-mail marketing da forma correta é construir uma lista de e-mails. Muitas empresas já começam da forma errada e acabam comprando uma lista porque dá menos trabalho. São vários os motivos pelos quais você não deve fazer isso e entre os principais estão:
As pessoas que estão nela não sabem nada sobre a sua empresa e também não demonstraram nenhum interesse pelo produto ou serviço que você oferece;
As listas compradas costumam apresentar uma qualidade muito ruim. Por exemplo, nelas podem ter e-mails que nem funcionam mais ou que funcionam, mas os donos não usam;
O serviço de e-mail pode acusar a sua empresa como não confiável e o e-mail enviado por ela vai direto para a caixa de spam;
A partir disso, depois de ter criado uma lista de e-mails própria, você pode escolher em trabalhar com listas antigas, ou seja, de e-mails que já existem no seu cadastro há algum tempo ou pode optar por construir uma nova em folha, a partir de determinado momento. No blog da sua empresa, por exemplo, deve ter um espaço para que as pessoas possam se cadastrar para receber o seu conteúdo. Isso é chamado de newsletter.
Outro ponto essencial é aprender a segmentar o seu público, ou seja, qual tipo de e-mail vai para qual tipo de pessoa. Por exemplo, se você quer trabalhar na fidelização do seu cliente, deverá enviar um tipo de e-mail. Mas se o objetivo é ganhar novos clientes, então o foco do e-mail deve ser outro.
O conteúdo dos e-mails precisa ser divido em início, meio e fundo de funil para que ele seja bem direcionado e gere os resultados esperados.
Alguns fatores deve ser analisados na hora de segmentar a sua lista:
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idade;
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gênero;
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perfil;
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histórico de compra;
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localização;
Esses são apenas alguns deles e quanto mais informações você souber sobre clientes e leads mais segmentada será a sua lista e maiores serão os resultados.
Por que contratar uma consultoria de e-mail marketing em Fortaleza?
Já deu para perceber que montar uma estratégia de e-mail marketing não é algo tão simples. Você precisará contratar pessoas especializadas no assunto: redatores que saibam fazer o conteúdo direcionado, analista de conteúdo para criar toda a estratégia, um designer para fazer as imagens que vão no seu e-mail, um analista de marketing para fazer a segmentação, entre outros profissionais.
Se você já tiver todo esse pessoal na sua empresa, ótimo. Já pode começar agora mesmo a disparar os seus e-mails, do contrário, o melhor a fazer é contratar uma consultoria no assunto. Uma empresa do tipo consegue direcionar o seu negócio para produzir a melhor estratégia de e-mail marketing focada no objetivo e nas metas traçadas.
Por exemplo, a consultoria pode fazer o direcionamento escolhendo qual é o melhor modelo de e-mail marketing de acordo com o estágio de funil e objetivos da empresa. Existem e-mails promocionais, informativos, transacional, especial e outros.
Além disso, a consultoria te ajuda a trazer resultados melhores, valorizando o seu investimento. Isso será mostrado em relatórios que a agência pode gerar com os números mostrando a efetividade da sua campanha de e-mail marketing. Você não precisa se preocupar com nada e pode focar em tarefas nas quais possui mais aptidão dentro do seu empreendimento.
Quer saber mais sobre como funciona a consultoria e e-mail marketing em Fortaleza? Veja o que podemos te oferecer em uma consultoria voltada para e-mail marketing e marketing digital.
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