O plano de marketing digital será o balizador de todas as atividades desenvolvidas na área, e o seu desenvolvimento correto é fundamental para campanhas efetivas, com bom ROI, taxa de conversão e com o mínimo de gastos possíveis.

Mas como fazer um bom plano de marketing digital? A dificuldade número 1 é entender como iniciar e os passos a seguir, por isso criamos este conteúdo com 8 passos para fazer um bom plano de marketing digital, boa sorte!

Estude o mercado e o público alvo

Passo 1: Estude o mercado e o público alvo

Para desenvolver um plano de marketing digital é preciso saber como o mercado está se comportando e claro, conhecer o seu cliente.

Inicie por este estudo e documente.

Passo 2: Onde seu público-alvo busca informações?

As campanhas de marketing digital e estratégias utilizadas precisam atingir o seu público-alvo, do contrário não terão efetividade. Por isso, descubra quais são os locais que seu público busca informação.

Como exemplos é possível citar as redes sociais (Facebook e Youtube), FORUNS, site de classificados (dependendo o nicho), blogs e sites relevantes, dentre outros.

Faça uma pesquisa dos locais de busca de informação do seu cliente potencial e prepare-se para trabalhar nestas mídias.

Passo 3: Com quais campanhas alcancá-los?

Além do local certo para veicular as campanhas de marketing digital, você deve encontrar o tipo de campanha que seu público é mais receptivo. Dentre as opções mais comuns estão os textos, imagens e vídeos.

Nada impede de mesclar as campanhas, contudo, de preferência para àquela com maior efetividade de conversão. Para descobrir você pode faze testes e analisar os resultados.

Também, verifique quais são os conteúdos que geram maior engajamento no seu publico, trabalhar aquele assunto pode ser uma boa opção para atraí-los com sua campanha de marketing digital para a empresa.

Verifique o orçamento

Passo 4: Verifique o orçamento

O seu planejamento de marketing digital deve levar em consideração o orçamento disponível, é preferível fazer uma campanha mais “simplória” e continua do que ter de parar na metade da estratégia por falta de recursos financeiros.

Faça um estudo do orçamento disponível para campanhas de marketing e, do valor apurado, diminua 20%, é importante manter uma margem de 20% para gastos adicionais, os quais comumentes acontecem.

Passo 5: Estratégias de marketing digital

Chegou o momento de desenvolver as estratégias de marketing digital que serão utilizadas. As principais estratégias estão divididas em grupos:

  • Mídias Sociais;
  • Motores de Busca;
  • Marketing de Conteúdo;

Estas são as 3 formas mais utilizadas para se fazer marketing digital online, conheça um pouco sobre cada uma:

Mídias Sociais

As mídias sociais, também conhecidas por Redes Sociais, permitem fazer campanhas pagas ou gratuitas. As redes sociais com maior número de utilizadores são o Facebook e Youtube, duas redes com objetivos diferentes.

No Youtube você poderá trabalhar com vídeos, excelente para melhorar a credibilidade da empresa ou produto, aumentando a taxa de conversão. Além disso, pode ser feito o famoso branding.

Já o Facebook serve muito bem para propagandas de produtos e serviços, contudo, devido a alta quantidade de anúncios já existentes, é importante criar algo diferente, com uma proposta de venda singela.

Motores de Busca

Os motores de busca são locais em que as pessoas buscam por informações, recebendo resultados de sites, o mais famoso é o Google, Yahoo e Bing.

Neste caso a estratégia da campanha é se manter bem posicionado em determinadas palavras chaves (termos), os quais são relacionados ao seu negócio. Por exemplo, supondo que tenha uma empresa de venda de pneus, o termo: Compra de Pneus Pirelli é uma boa opção de campanha em motores de busca.

Outra maneira de posicionar-se em motores de busca é através do SEO (search engine optimization), você pode conferir tudo sobre o assunto no conteúdo: Visitantes Infinitos para o seu site com SEO.

Marketing de Conteúdo

A estratégia de marketing digital voltada para o conteúdo é considerada uma ótima opção há longo prazo. Isso porque os conteúdos passam a ser “patrimônio” da empresa/site, e a medida que está sendo produzido irá acumular e cada vez atrair mais visitantes.

Esta estratégia de marketing digital é conhecida também como Inbound Marketing (link), objetivando criar conteúdos relevantes sobre o nicho de mercado da empresa e, consequentemente, trazer potenciais clientes para o seu negócio.

Passo 6: Documente o plano de marketing digital

O plano de marketing digital precisa ser documentado, caso contrário raramente irá segui-lo. Um bom local para transcrevê-lo é em um documento do Excel.

Para melhorar a sua capacidade de análise o ideal é trabalhar com gráficos juntamente com as informações.

Desempenho das campanhas

Passo 7: Desempenho das campanhas

Você criou as campanhas que serão utilizadas e possui uma estimativa de investimento x retorno, agora é o momento de analisar e avaliar o desempenho. Muitos empresários levam em consideração apenas o ROI (retorno sobre investimento), embora seja um indicador importante, deve ser observado outros.

Por exemplo, sua empresa pode ter tido 100 mil visitas no site, gerando reconhecimento da marca, curtidas em redes sociais e até mais credibilidades, o que não significa um alto número de vendas. Perceba que existem mais vantagens no marketing digital do que as vendas.

Então, juntamente com o retorno sobre investimento, verifique os leads e vantagens obtidas com as campanhas.

Passo 8: Análise do plano de marketing digital e campanha

Como foi o desempenho? O que pode ser alterado para maximizar os resultados na próxima campanha? O plano de marketing digital esta sempre em constante alteração para torna-lo cada vez mais efetivo.

Ferramentas como o Google Console/adwords e até as próprias redes sociais disponibilizam plataforma de anunciantes, poderão trazer-lhe as informações necessárias para a análise do plano de marketing e campanha.

Como está o seu plano de marketing digital? Dificuldades para coloca-lo em ação ou desenvolvê-lo? Se pudéssemos ajuda-lo a criar um plano de marketing efetivo e que converta em faturamento para a empresa, seria interessante? Entre em contato e peça gratuitamente uma consultoria gratuita Aqui.

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