As pessoas são movidas por interesses e princípios. Em determinadas situações os princípios se sobressaem, em outras, os interesses. Se levar esta discussão para um fundo muito psicológico, vamos falar um pouco de interesses. Estes, no geral, estão alinhados com gostos, vontades e também a princípios. Interesse é o que move as pessoas a procurarem algo melhor, que as satisfaça. No meio digital, conseguimos muita coisa despertando o interesse das pessoas. Principalmente vender! Mas para que possamos despertar o interesse das mesmas, a utilização de estratégias específicas é fundamental. A elaboração de uma recompensa digital, por exemplo, é fundamental numa estratégia de atração de leads.
A recompensa digital pode ser feita de diversas formas e no geral, é oferecida ao visitante de sua página em troca de seu contato. Esta recompensa digital pode ser feita com conteúdo relevante, com e-books, infográficos, vídeos, imagens, podcasts, ou ainda, com utilização de softwares de forma gratuita, ou qualquer outro tipo de “amostra grátis”.
O conceito de “amostra grátis” é bem parecido, guardadas as devidas proporções.
Mas independentemente do caso, é muito importante que a recompensa digital seja de alto valor, pois ela marca a entrada do visitante para sua lista. Se você oferecer uma excelente recompensa digital, todo o processo de venda será facilitado.
Para que tudo isso fique mais claro, elaborei 7 passos para que você possa elaborar uma excelente recompensa digital!
Recompensa digital, passo a passo para elaborar uma incrível!
Entenda as necessidades de seu público:
A recompensa digital é muito mais do que apenas um conteúdo. Ela precisa ser feita de forma que resolva um problema para sua audiência. E só consegue resolver um problema, quem conhece as necessidades. Entenda e defina seu público de maneira específica, busque entender suas dificuldades e necessidades. Com estas informações em mãos, comece a planejar sua recompensa digital de uma maneira didática e de fácil utilização. Aqui é importante salientar que ser fácil e didático não significa que deva ser mal feito.
Se o seu público for composto por pessoas com um grau de instrução mais elevado, o conteúdo precisa ser mais aprofundado, já na recompensa digital. Por isso, é muito importante que mesmo sendo uma ferramenta de prospecção mais ampla, a recompensa digital seja utilizada para segmentar seu público de uma forma mais específica.
Busque a melhor mídia:
Depois de pensar em seu público e na forma que ele interage, é importante entender qual a melhor mídia. O e-book é interessante e no geral, é mais fácil de ser produzido e editado. Os vídeos dão mais trabalho, mas tem melhores resultados em determinados públicos. Podcasts e infográficos tem excelente repercussão em determinados públicos. Independentemente do caso, é muito importante buscar entender como seu público interage melhor. Escolher a mídia correta é fundamental para que a recompensa digital seja de fato impactante. Além disso, dependendo do caso, é possível integrá-las. Por exemplo, oferecer um e-book e um infográfico que se complementam, ou vídeo e podcasts.
O importante é gerar um valor percebido para a sua audiência, para que as etapas seguintes sejam facilitadas. Um lead bem-educado tem muito maios chances de converter no final do funil. Por isso, a recompensa digital é muito mais do que apenas uma troca, é o início do processo.
Pense em um título que passe sua mensagem:
As pessoas só irão trocar o contato por sua recompensa digital se forem atraídas pelo título. Neste sentido, busque montar um título de alto valor, que passe em poucas palavras o conceito de sua recompensa digital. Aqui, é muito importante utilizar algum tipo de gatilho mental, que estimule os visitantes a baixarem a recompensa digital. Usar palavras de impacto é muito importante para a construção de um título impactante. Memorável, impactante, vender mais, acabar com seus problemas e outras, trazem mais chances de impacto. Porém, tome um certo cuidado para não ser apelativo, pois isso pode reduzir sua credibilidade!
Conteúdo de fato relevante:
Depois disso tudo, chegou a hora de pensar no conteúdo. Por mais que o objetivo não seja entregar tudo de maneira gratuita, a recompensa digital precisa sim ter conteúdo de qualidade. Ele precisa ser mais aprofundado do que um simples artigo ou vídeo disponível na internet. Uma situação interessante para quem tem dificuldades em criar conteúdo do zero para a recompensa digital é organizar informações que já estão disponíveis. Ou então, existem profissionais no mercado capacitados para esta finalidade. Além disso, é muito importante também trabalhar com um conteúdo agradável, de fácil leitura.
Listas, por exemplo, são uma excelente forma de chamar a atenção das pessoas e principalmente, de fazer com que elas tenham interesse em seu conteúdo. Outro ponto interessante é apresentar uma solução explícita em seu conteúdo, para chamar mais a atenção.
O que não pode acontecer é o seu visitante baixar a recompensa digital e não enxergar valor naquele conteúdo. Além de sentir-se enganado, ele terá uma percepção ruim de sua marca e de sua autoridade. E quer saber de uma coisa? É muito difícil e trabalhoso mudar esta visão. Portanto, se você colocar alguma recompensa digital no ar, ofereça conteúdo de valor!
Tenha um design bonito:
O conteúdo não é formado apenas por elementos textuais ou visuais. O contexto todo é importante. Por isso, é muito importante que você tenha em sua recompensa digital um design que integre todo o conceito, a parte simbólica do que você quer transmitir. E isso não vale apenas para o conteúdo escrito, mas também para vídeos e podcasts, que precisam ser pensados com diferentes elementos de design. Isso fará com que sua marca seja muito melhor reconhecida e você ganhe em autoridade. Com a internet infestada de amadores e pessoas querendo se aproveitar, quem passa uma imagem profissional e séria, sai na frente!
Chegou a hora de propagar!
De nada adianta uma recompensa digital fantástica se ela não for vista e não for baixada. Crie uma landing page focada na conversão e invista em tráfego de fato qualificado. Todos os elementos citados acima são muito interessantes, mas você precisa que as pessoas os vejam. Por isso, é muito importante tomar cuidado para ter uma propagação de alta qualidade em sua recompensa digital!
A recompensa digital é a base para a maior parte das estratégias de vendas online. Criar algo de valor é fundamental para que a percepção de sua autoridade e marca seja aumentada. Além disso, é muito importante que você estimule as pessoas a realmente utilizá-la, para que seu alcance de marca seja maior.
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