Já imaginou o seu site aparecendo na primeira página dos resultados no Google? Ou melhor! Entre os primeiros, senão o primeiro colocado? Otimizar seu Site é muito importante, entenda…

Quando você realiza uma pesquisa, o seu clique é direcionado rapidamente para os primeiros resultados sem nem precisar rolar o mouse, não é mesmo? Para que o seu site esteja bem colocado e visível, você não precisa recorrer a complexas estratégias. Com cinco passos simples e eficientes, o seu site pode ser o alvo de muitos cliques daqui para frente.

Se o seu site não tem recebido números significativos de visitas ou seus investimentos não estão retornando em cliques e vendas, é porque o seu site não está bem posicionado no Google.

Por que é preciso otimizar um site?

Os principais sites de buscas utilizam-se de algoritmos próprios que indexam a informação e disponibilizam aos seus usuários. Quando aplicamos em nosso site a forma adequada para os buscadores melhor identificarem esses algoritmos, a probabilidade de melhorar o nosso posicionamento nos resultados de busca cresce consideravelmente.

A principal aplicação ao otimizar um site é chamada de SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de práticas que se são interpretadas pelos buscadores como qualidades do seu site e relevância para a web.

Vamos aos cinco passos para fazer o seu site ser encontrado por pessoas na internet.

1 – Escolha as Palavras-Chave

Se você tem um site de Salão de Manicure, não vai investir a maior parte do seu tempo para informar a jogadores de futebol ou jardineiros que aquele não é um negócio direcionado para eles, não é verdade? Você precisa conhecer seu público alvo.

Como o funcionamento dos anúncios do Google cobram apenas pelo clique, você não vai querer que pessoas que não estejam interessadas no seu negócio o visitem em vão ocasionando em custo desnecessário. Esse é um dos motivos para realizar a escolha de palavras-chaves para o seu site.

Não adianta aparecer em primeiro lugar para uma palavra-chave que ninguém procura. Com elas selecionadas, seu site será trabalhado para o projeto de SEO. Tudo isso porque o Google interpreta o seu texto e demais mídias como vídeo, podcast e imagens. Se ele entender que aquela palavra é relevante para quem procura, ele mostrará o seu site, claro que existe a concorrência. Por esse motivo também investir na quantidade de palavras-chave (de maneira não exagerada), é fundamental. Você entenderá mais nos outros tópicos.

2 – Defina os Textos a serem Exibidos

Você já percebeu quando faz uma busca no Google, como é a estrutura dos resultados que aparecem? Primeiro o título do site, logo abaixo dele a URL e abaixo uma descrição simples sobre o que se trata.

Ter esses três elementos bem planejados com o uso das palavras-chave corretas fazem com que seu site tenha boas chances de aparecer nos resultados dos buscadores. Veja o que fazer para cada um deles:

Título – Como a função do algoritmo do Google é mostrar às pessoas os resultados mais relevantes para às suas buscas, se o seu título não tiver palavras relacionadas às que são pesquisadas, ele não aparecerá.

Quando for escolher um título (ou <Title>) para sua página, certifique-se de que ele está bem escrito:

O título deve utilizar a palavra-chave selecionada para a página sem repetições; O nome da sua empresa não deve ser colocado no início de todos os títulos de cada página e os títulos não devem ultrapassar os números de caracteres padrões exigidos pelo Google.

Exemplo: Venda Mais – Nome da Sua Empresa.

SEO (1)

URL – Na URL use nomes compreensíveis e com a palavra-chave que você irá trabalhar. Seguindo o exemplo: www.seusite.com.br/venda-mais. É melhor do que: www.seusite.com.br/category-52749

Não se esqueça de dividir cada palavra com um hífen como mostrado acima.

Descrição – O Meta Description (ou descrição) não influencia no posicionamento, porém contribui para aumentar a sua taxa de cliques e até mesmo conversão. E com taxas de cliques altas, o Google aumenta o seu posicionamento. Resuma as informações nos primeiros 50 caracteres e use até 156 no máximo.

Algumas dicas podem deixar seu meta description eficiente: Crie descrições que resumam o conteúdo da página, cada uma deve ter o seu exclusivo; Utilize a principal palavra-chave de cada página na meta description.

Otimize cada Página

3 – Otimize cada Página

Quando for otimizar um site, cuide de alguns aspectos para que ele fique otimizado para os visitantes, fazendo-os ter uma experiência agradável e consequentemente retornarem à visita:

Gere conteúdos relevantes que façam com que o público-alvo se interesse em visitar a página para continuar a ler o assunto.

Evite conteúdos duplicados e dentro dos conteúdos repita algumas vezes a palavra-chave colocando-a em negrito pelo menos uma vez.

Utilize corretamente os heading Tags: H1,H2,H3 (títulos e subtítulos para deixar o texto escaneavel, com formato limpo e agradável de ler).

Diminua o tempo de carregamento da página, compactando as imagens, por exemplo.

4 – Use Links entre Páginas

Se você falar sobre um assunto no seu site, onde há a possibilidade do leitor não ter conhecimento, você pode linkar com outras páginas suas que falem sobre o assunto. No conteúdo do seu site, procure textos onde você possa pegar palavras que sirvam como um link para outro conteúdo relevante do seu site.

5 – Curti ou Gostei

Esse é mais um dos sinais que o Google interpreta. Likes, compartilhamentos e o +1 do Google são formas que contam a experiência do usuário no site. O Google lê esses sinais e determina a relevância da sua página. Adicione esses sinais nas suas páginas. E incentive a opinião dos leitores.

Como você percebeu, existem detalhes importantes que ajudam a otimizar um site e obter resultados mais rápidos, além de torna-lo visível para mais clientes. Essas estratégias básicas podem ser adotadas e implementadas porém a contratação de uma empresa que auxilie nos processos mais complicados será eficiente para trazer um retorno ainda maior.

Se você precisa de uma ajuda com cada passo, entre em contato que te auxiliamos com um Relatório de Presença Online.

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