O mercado digital, mais especificamente o ramo de vendas online, atingiu um patamar de automação considerável. Com isso, os profissionais e as empresas ganham em produtividade e em qualidade. Um dos campos que mais temos possibilidades de automatizar os processos, podendo trabalhar com diferentes configurações, é o do e-mail marketing. Neste sentido, a automação do e-mail marketing é uma prática altamente eficiente e que pode trazer benefícios para suas vendas online e para sua produtividade.

Porém, a automação em e-mail marketing precisa ser feita levando em consideração algumas bases. Estas, serão fundamentais não apenas para melhorar as taxas de conversão, como também para que tenhamos mais resultados em termos de vendas.

Mas antes de falarmos disso, é importante que você entenda o conceito de automação de e-mail marketing!

Automação de e-mail marketing

Automação de e-mail marketing, o que é isso?

De maneira simples, podemos dizer que a automação do e-mail marketing é uma ferramenta que permite que toda a campanha seja configurada de uma forma que, após este processo, não seja mais necessária a intervenção humana para que ela vá ao ar e chegue ao seu destino.

Com isso, temos um processo seguro, com a certeza de que os leads irão receber os e-mails no tempo certo e da maneira planejada. Além disso, temos um ganho de produtividade espetacular, pois hoje temos plataformas que permitem que todo o processo seja automatizado, com todas as etapas do funil de vendas. Desta maneira, temos um ROI maior sobre as vendas, pois o profissional faz a automação apenas uma vez.

Mas nada disso será de fato efetivo, se você não seguir algumas das bases da automação do e-mail marketing. Veja agora, as 5 bases principais!

Automação do e-mail marketing, veja estas 5 bases!

  1. Plataforma adequada

Este talvez seja o ponto primordial. Sim, por que a grande maioria das plataformas são pagas e as que são grátis, são limitadas em uma série de processos de automação. Aqui, é muito importante entender uma coisa: o investimento vale a pena! Se você for contratar um serviço de e-mail marketing, opte pelas plataformas mais conhecidas e com maiores possibilidades de automação. A conta é simples, se você optar por uma ferramenta free, mas com poucas possibilidades de automação, você ou um funcionário seu precisará estar constantemente mexendo na plataforma. Como tempo é dinheiro, o barato sairá caro. Invista em uma boa plataforma, que seja segura e te fornaça as métricas necessárias. Desta forma, você irá conseguir ter melhores resultados e ainda, ganhará em produtividade.

Funil de vendas completo

  1. Funil de vendas completo:

Uma das maiores vantagens da automação do e-mail marketing é justamente a possibilidade de automatizar o funil de vendas inteiro. Desta forma, você consegue que cada lead que entra em sua lista, passe por todo o processo. Volto a frisar, isso é válido em plataformas mais completas. Mas por que isso é uma das bases? Por que o e-mail marketing precisa ser constante e você consegue, através da automação, ganhar em termos de timing de venda. Por exemplo, imagine que você esteja vendendo um produto que tenha um funil de 5 e-mails, um a cada 2 dias. Com a automação, você configura tudo isso, inclusive delimitando a hora em que o lead recebe o e-mail. Desta maneira, o timing de venda é sempre preciso e você novamente ganha em produtividade e lucratividade.

 

  1. Leads qualificados e segmentados:

Ao otimizar os processos de automação do e-mail marketing, você tem a possibilidade de segmentar seus leads de acordo com seus comportamentos. Desta forma, você consegue uma segmentação fantástica. Com os leads muito bem segmentados e aquecidos, o potencial de compra dos mesmos aumenta exponencialmente. Para que você entenda este conceito, deixe-me exemplificar. Se você estiver usando uma ferramenta de e-mail marketing completa, conseguirá segmentar seus leads de acordo com seus comportamentos. Por exemplo, em determinado e-mail você manda um link para um vídeo.

Com o processo de automação do e-mail marketing, você consegue fazer com que estes leads sejam segmentados entre os que clicaram no link e os que não clicaram. Para os que clicaram, você manda uma determinada sequência de e-mails posteriores. Para os que não clicaram, você manda outra. Desta maneira, você consegue uma interação muito maior, possibilidades diferentes de aquecimento de leads e tem métricas mais específicas. O funil de vendas como um todo se torna muito mais fácil e completo com a automação do e-mail marketing. Esta segmentação, aumenta sua produtividade, pois o relacionamento se torna muito mais específico as necessidades dos leads.

  1. Métricas precisas:

A questão das métricas é mais ampla e praticamente todas as ferramentas de e-mail marketing tem trazido bons referenciais. Mas em termos de automação, temos alguns pontos que devem ser destacados. É possível, durante e após cada funil de vendas, entender o que deu certo e o que não deu, ajustando pontos falhos e locais onde o lead se perde. Além disso, temos ainda a possibilidade de acompanhar os estágios de compra, verificando onde a conversão é maior. Com isso, o timing de venda vai sendo aprimorado e as conversões aumentam exponencialmente. E para finalizar, os testes A/B se tornam muito mais efetivos e claros, pois temos métricas que nos mostram onde acertamos e onde erramos.

Integração facilitada

  1. Integração facilitada:

Novamente uma vantagem que traz grandes ganhos em termos de produtividade. A integração das ferramentas de e-mail marketing com páginas e outros softwares permite que você integre tudo. Desta forma, você terá melhores resultados em termos de produtividade e de vendas. Pense comigo, se você integra adequadamente seu e-mail marketing e as páginas de captura, o lead passa por todo o processo do funil de vendas sem que haja a necessidade de sua intervenção.

Perceba que a automação do e-mail marketing é muito mais do que apenas tornar o processo facilitado, mas sim, uma ferramenta que permite que suas vendas sejam aumentadas, com custo reduzido.

Você ganha em produtividade e em vendas, ao automatizar todo o seu processo de e-mail marketing e tem a segurança que os leads estarão sendo aquecidos e nutridos, mesmo sem sua intervenção!

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